Como fazer um financiamento de veículos

Financiamento de veículos: nos dias de hoje, está cada vez mais fácil obter seu veículo próprio, isso se deve a meios alternativos de pagar por esses bens sem ter necessariamente o valor total em mãos. 

Visando esses benefícios, muitos bancos estão cada vez mais melhorando as propostas para realizar financiamento de veículos, e consequentemente mais pessoas estão conseguindo realizar o sonho de comprar seu carro ou moto. 

Tendo isso em vista, se esse também é seu sonho, seguem algumas dicas para você realizar seu financiamento com mais facilidade e clareza. 

Encontrar um Banco

O primeiro passo para dar início a um financiamento de veículo é procurar um banco que realize esse tipo de negociação. Os bancos podem ser tanto privados, quanto públicos e é feito por meio de Crédito Direto ao Consumidor. Desse modo, a pessoa que deseja contratar um financiamento, deve entrar em contato com o banco, e conversar com o gerente para obter mais informações de como podem ser feitos os financiamentos.

Documentação necessária para financiamento de veículos

Normalmente, a documentação necessária para contratar um financiamento de veículos são: Carteira de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Comprovante de estado civil, Comprovante de rendimentos, tais como holerite ou extratos bancários, lembrando que para todos os documentos citados, são pedidos os originais  e cópia do mesmo.

Tipos de Financiamento de veículos

 financiamento de veículos

Outro fator importante importante para se saber, é sobre os tipos de financiamento, que podem variar em três tipos CDC (Crédito Direto ao Consumidor), leasing e consórcio, que são válidos tanto para compra de veículos novos como para usados.

→ Onde conseguir financiamento fácil

Consórcio 

Em relação ao consórcio, existe um grupo formado por compradores, que é mediado por uma administradora de consórcio. Entretanto, diferente das outras modalidades, o comprador irá pagar pelas prestação antes de ter o veículo em mãos, tendo que ser sorteado entre os demais compradores, para conseguir retirar o veículo. O sorteio acontece uma vez por mês, mas também há uma outra forma, que é quando o consorciado oferece um lance, ou seja, um  adiantamento de parcelas a vencer, sendo que o maior valor será o vencedor do lance. Nesse caso, as prestações variam durante o pagamento, sendo baseada na variação do preço do automóvel que será adquirido. Além disso, mensalmente é cobrada uma taxa de administração, que é o pagamento dos serviços prestados pela empresa, e pode variar de acordo com a administradora que será contratada.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Nessa modalidade, o contratante faz o financiamento em um banco para comprar o veículo desejado, assim, o veículo fica na posse do comprador, mas ainda está sob controle do banco até que todas as parcelas sejam pagas e o veículo fique quitado.

O contrato de financiamento de veículos pode ser feito sem a necessidade da concessionária interferir no processo de compra, com isso, as taxas de juros que serão pagas podem ser negociadas diretamente com o banco, e ao ser fixadas no contrato, não sofrerão alterações durante o pagamento das parcelas. 

Leasing 

O Leasing é uma modalidade em que quem realiza a compra do carro é uma empresa de leasing, ou seja, um banco que presta serviços desse tipo. Desse modo, a empresa irá alugar o veículo para o contratante, até que todas as parcelas sejam pagas, assim, ao finalizarem as parcelas, o veículo passa a ser posse do contratante, e a empresa finaliza seu serviço. 

Outro ponto importante, é que assim como no CDC, esse tipo de negócio também pode ser feito sem a intermediação da loja vendedora de veículos, possibilitando uma negociação das taxas de juros feitas diretamente com a empresa, e que ao serem fixadas no início do contrato e não podem ter alterações até que o veículo seja quitado.

Por fim, ainda existem outros pontos a serem analisados e negociados na realização de um financiamento de veículos, tais como multas, outras taxas, e a questão da inadimplência do consumidor, porém, são assuntos que variam de banco para banco, sendo assim, podem ser conversadas quando houver o contato com o contratante. Desse modo, você poderá saber qual modalidade e qual empresa ou banco atenderá melhor ao seu caso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0