Carta de crédito vs Financiamento: qual a diferença?

Poucos sabem a diferença entre Financiamento e Carta de Crédito, assim acabam entendendo como a mesma coisa, ou até mesmo confundindo seus serviços, tomando a decisão errada na hora de escolher entre os dois. Por isso, esse artigo vai ajudar a não errar mais na hora de diferenciar essas duas modalidades.

O que é a Carta de Crédito e como ela funciona? 

A carta de crédito é a mesma coisa de um consórcio, a única diferença entre eles é que um é utilizado no início do investimento e o outro no final do mesmo. Ao iniciar um consórcio você deve escolher um valor de carta de crédito, dentro das opções que são dadas, analisando qual melhor cabe no seu perfil de compra e orçamento familiar, dentro desse grupo de consórcio.

Por isso, o Consórcio também é chamado de autofinanciamento, visto que no consórcio, os bens ofertados são financiados por cada participante. Aliado a isso, também existe uma autogestão, ou seja,  o consorciado deve poupar, entregando à administradora uma determinada quantia mensalmente para garantir que terá em um tempo a posse do bem desejado. 

Carta de Crédito contemplada

É simplesmente uma documentação que possibilita a compra de um bem desejado ao titular desse documento. Logo, não há mais a necessidade de ser sorteada ou dar um lance para adquirir esse bem.

Carta de Crédito não contemplada

Normalmente é chamado de consórcio, até a carta de crédito ser contemplada, ou seja a liberação de um crédito que é liberado para que você faça a compra. A partir daí, tendo esse documento em mãos, você pode escolher o seu bem para compra, que será enviado para análise de crédito da administradora.

O que é Financiamento e como ele funciona?

Já no caso do financiamento, o responsável por financiar o bem é o banco, logo, independente de qual seja o bem, quem pagará será o banco, e você irá pagar mensalmente as parcelas a esse mesmo banco até quitar o valor total da dívida. Mas o que o banco ganha com esse empréstimo? Bom, o banco irá lucrar a partir dos juros e as correções monetárias que serão previstas no contrato.

→ Saiba onde fazer um financiamento com desconto.

Afinal, qual o melhor? 

São modalidades diferentes, mas ao analisar e comparar ambos, a carta de crédito acaba sendo um pouco mais vantajosa quando se trata de reajustes e juros, pois as instituições bancárias cobram juros e correções nas prestações de financiamento que normalmente são altos e que consórcios não cobram juros de seus consorciados, em vez disso, cobram a taxa de administração, fundo de reserva e seguro, variando de acordo com cada administradora.

Também há uma vantagem em relação aos prazos, pois nos consórcios imobiliários os prazos costumam ser mais curtos em comparação aos prazos para financiar imóveis.

E por fim, existe a burocracia, pois para fazer um financiamento, é necessário que o contratante apresente ao banco muitos documentos, tais como comprovação de renda, declaração de imposto de renda etc. Além de analisar também a condição creditícia dos candidatos e pela análise dos documentos, aqueles que pretendem financiar conseguirão ou não, terem seus créditos aprovados.

Com isso, você saberá como conseguir ajuda para conquistar seu imóvel próprio, na forma que melhor atende às suas necessidades e condições, realizando de uma vez por todas o grande sonho de ter seu próprio imóvel!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0