Financiamento estudantil: entendendo o assunto

Você sabe como funciona o financiamento estudantil? Descubra agora!

Cursar uma graduação é hoje um dos maiores sonhos de muitos brasileiros, não só pelo fato de obter conhecimento na sua área de interesse, mas também pelo fato de que esse é um dos principais meios para entrar no mercado de trabalho e mudar de vida. Entretanto, existem muitos desafios, que dificultam, ou até impossibilitam que muitas pessoas sejam inseridas no ensino superior, é o principal motivo é não ter condições para pagar pelo curso, que na maioria das vezes possuem valores elevados.

Nesse contexto, esse artigo tem como objetivo explicar aos leitores sobre uma alternativa que dá a pessoas que não possuem uma boa condição financeira acesso ao curso de graduação tão desejado. Esse tipo de alternativa é chamada de financiamento estudantil, logo, assim como os demais financiamentos, uma instituição é contratada para arcar com os custos das mensalidades, e quando finalizado o curso, o valor é pago em parcelas pelo beneficiado, normalmente com juros, podendo ser diferentes e juros e prazos variando de acordo com o programa financeiro. 

Atualmente, o programa governamental FIES, assim como outros programas privados fornecidos pelas próprias instituições de ensino tem ganhado espaço nessa modalidade de financiamento, dando chance a muitas pessoas que precisam desse tipo de serviço.

Principais programas de financiamento estudantil

financiamento estudantil

1- FIES e P-FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o programa de financiamento estudantil que atende maior número de pessoas no Brasil atualmente. Sua função consiste em dar alcance a estudantes que não possuem condições financeiras para pagar pelos estudos, a cursos de graduação de todos os tipos. Vale ressaltar que esse programa criado em 2001 pelo MEC, é destinado a cursos presenciais de faculdades privadas. O requisito para poder participar do programa é que o aluno possua um perfil de renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Hoje, existe também uma outra modalidade desse programa, o Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES). Nesse contexto, o que difere esse do outro é o nível de renda exigido para participar, conforme você vai ver em seguida. Esse programa tem como requisito que o aluno possua uma renda de três a cinco salários mínimos por pessoa. Além disso, ressalta-se que para ambos os financiamentos é obrigatório ter prestado o Enem e pontuado pelo menos 450 pontos na média geral das provas, e com nota maior que 0 na redação.

Para se participar, basta realizar a inscrição pela internet, durante o período de inscrição, assim, o candidato deve acessar o site e preencher um questionário socioeconômico e informar alguns dados e documentos pessoais, além da renda bruta mensal de cada um dos seus familiares.

Após o preenchimento, o candidato deverá escolher três opções de curso que estão dentro das vagas disponíveis. Sendo que, dentro do período de inscrições abertas, o candidato tem a oportunidade de trocar suas opções como desejar. Se as solicitações forem aprovadas, o candidato precisa complementar sua inscrição no site, assim, validando as informações junto à faculdade e ir ao banco assinar o contrato.

2- Financiamento estudantil: Creducsul

O Creducsul é o programa de financiamento estudantil utilizado pela Universidade do Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e além de outras instituições que são participantes do Grupo Cruzeiro do Sul de Educação, tal como a Universidade de São Paulo (UNICID), a Universidade de Franca (UNIFRAN) e o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). 

Esse programa oferece 50% das mensalidades para todo o curso. Os pagamentos da dívida começam após a formatura e sem juros.

Sobre as inscrições, devem ser feitas diretamente no site da faculdade, além disso, os candidatos precisam atender à situação de renda familiar determinada pelo programa, não necessitando participar do enem. 

Depois disso, o candidato deve apresentar o comprovante de pagamento do aluno e do patrocinador, RG, CPF e comprovante de residência, e o fiador também deve estar presente para assinar o contrato.

3- Pravaler

Mais uma alternativa de financiamento estudantil do grupo Cruzeiro do Sul Educacional é o Crédito Universitário PraValer, no qual não há cobrança de juros. Esse programa possibilita que o aluno quite as mensalidades referentes a um semestre no prazo de 12 meses. Desse modo, é preciso que o aluno renove o contrato todo semestre. Outro ponto importante é que não é necessário realizar a prova do  Enem, porém é preciso que haja um fiador. 

4- Financiamento estudantil: PEP

O PEP é um programa que era oferecido pelas faculdades do grupo Kroton, como a Anhanguera. Ele não teve continuação, no entanto essas instituições ainda oferecem inúmeros outros benefícios. 

Por fim, não existem mais desculpas para não começar agora o curso dos seus sonhos e ser o profissional que sempre sonhou. 

→ Saiba onde você pode fazer um financiamento fácil de forma segura!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0