Cuide dos seus olhos: descubra os efeitos do uso excessivo de telas e adote medidas para proteger sua visão.
A partir da chegada do novo milênio, houve uma explosão de novas tecnologias da comunicação e da informação. Com o passar dos anos tem se tornado cada vez mais presentes em nossas vidas, e indispensáveis, o que tem nos tornado até mesmo “reféns” delas.
Tudo isto tem gerado uma exagerada exposição às telas, e principalmente podemos ver isto nas gerações mais novas. A muita curta idade, crianças começam a utilizar os mais diversos aparelhos digitais para se entreter. A simples vista isto pode parecer não ter nada demais, porém com o uso em excesso pode trazer graves problemas para a visão e outras partes do corpo.
Como também, os adultos têm usado cada vez mais o celular, ficando horas e horas expostos ao brilho do mesmo. O que podemos ver é que com o passar dos anos as pessoas estão se afastando mais e vivendo num “mundo de fantasia”. Por se tratar de um assunto de alta relevância, no post te mostrarei os impactos que pode causar o uso excessivo de telas na visão. Acompanhe!
Prejuízos na qualidade de sono
Sem dúvida alguma, os aparelhos digitais são extremamente viciantes. É tanta informação e entretenimento de maneira fácil e gratuita que às vezes fica difícil nos desgrudar deles. Porém o que muitos não sabem, é que tanto a iluminação, o colorido e até mesmo os sons dos dispositivos podem prejudicar na qualidade do sono. Como resultado disto podemos ter insônia e agitação da mente.
Para ter uma boa noite de sono, o mais recomendado é desligar os aparelhos 1 ou 2 horas antes de deitar.
Aparecimento de problemas na visão
De maneira geral, o tamanho das letras dos diferentes dispositivos, como também a luminosidade em excesso podem ajudar no aparecimento de problemas na visão. E para piorar, muitas pessoas têm o costume de ficar no escuro usando os aparelhos. Tudo isto, pode causar inflamações e secura nos olhos, como também aparecer distúrbios visuais tais como a miopia, obrigando assim a pessoa a usar óculos. Os especialistas recomendam estar ao pendente mais ainda no caso das crianças, cuja tendência cada vez mais é ficar horas e horas diante das pequenas telas.
Vista cansada
Outro impacto do uso excessivo de telas na visão que pode ser observado é a vista cansada. Isto ocorre quando começamos a perder a qualidade visual. Geralmente isto ocorre em adultos que ficam muito tempo diante das telas durante o dia. Além de sentir a vista cansada, pode haver outros sintomas tais como:
- Prurido;
- Ressecamento;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Ardor;
- Embaçamento visual;
- Lacrimejamento.
Dor de cabeça
Ter dor de cabeça uma que outra vez não tem porque se tornar algo alarmante. Porém se isto costuma acontecer todos os dias ao final da jornada, pode ser um sinal. Um dos maiores impactos do uso excessivo de telas é a dor de cabeça frequente.
Tanta luminosidade durante o dia pode provocar cefaleia tensional, e caso a pessoa já sofra de enxaqueca o quadro pode se agravar mais ainda.
Falta de concentração
Estudos realizados confirmam que quanto maior exposição temos das telas, além de vermos afetada nossa visão, também diminui nossa concentração para realizar as tarefas diárias. Ou seja, nossa capacidade de concentração se vê afetada devido a luz que as telas emitem e isto faz com que o organismo bloqueie a produção de melatonina.
Como também podemos ver que esta dependência aos dispositivos faz com que deixemos de realizar atividades em grupo.
Problemas físicos: posturais, musculares, e de visão e audição
Definitivamente a exposição em excesso às telas dos diferentes dispositivos, podem acabar acarretando problemas físicos tais como posturais, musculares, de audição, entre outros.
No caso da postura, por ficar muito tempo olhando com a cabeça para baixo mexendo no tablet ou celular pode gerar problemas crônicos na coluna cervical e tensão muscular. As articulações das mãos também podem se ver afetadas, já que aquele movimento contínuo para mexer no celular por exemplo, pode gerar problemas nas articulações e nos tendões.
Como também a audição pode se ver prejudicava devido ao alto volume em que podem ser escutados vídeos, programas e demais. Fazer isso com frequência pode trazer sérios problemas à saúde.
Como evitar o uso excessivo do celular
Sabemos quão viciantes podem ser os diferentes dispositivos eletrônicos. Porém é necessário ter um controle do uso pelo bem da sua saúde. Lembre-se, como dizem por aí: “Tudo em excesso faz mal”. Talvez seja necessário que você mude alguns hábitos simples que farão diminuir os possíveis danos que o vício pode causar. Veja algumas dicas:
- Desligue o celular ou coloque em modo avião pelo menos duas horas antes de dormir. Com isto seu sono será muito mais tranquilo.
- Quando for usar o celular, esteja atento sempre a sua postura e evite ficar com a cabeça para baixo por um longo tempo.
- Se preferir pode colocar o celular em modo escuro, assim a exposição a luminosidade será menor. Como também pode baixar o brilho da tela, mas também não exagere!
- Aproveite mais seu tempo livre para realizar atividades em grupo.
- E se gosta de ler, aproveite e leia um bom livro!
O uso dos aparelhos eletrônicos têm se tornado um verdadeiro vício sem importar a faixa etária. Passamos horas e horas e quando percebemos o dia já se foi. Mas largar este vício é preciso e mais ainda para melhorar sua saúde física e mental. Não é preciso largar por completo, mas sim começar a mudar alguns hábitos que com certeza farão toda a diferença.
Veja também nosso post: Pressão Alta e Diabetes: conheça os riscos dessa dupla vilãs silenciosas. Com certeza será muito útil e te ajudará a tirar dúvidas sobre o assunto. E não para por aí, temos muitos outros temas relevantes para compartilhar. Confira agora:
▶Como lidar com o choro do bebê: dicas importantes
▶Alimentos que ajudam controlar a pressão arterial: Alimentação saudável