Como lidar com o choro do bebê: dicas importantes

Não restam dúvidas que um bebê traz muita alegria e felicidade a uma casa. Eles requerem muito cuidado, atenção, paciência e sobretudo carinho. Os pequenos dependem dos pais para tudo e a maneira que eles têm para se comunicar é mediante o choro. Se estão com fome, com a fralda suja, com alguma dor, ou simplesmente querem atenção. A parte mais difícil de tudo isso, é que muitas vezes temos que adivinhar o que está acontecendo.

bebê
Como lidar com o choro do bebê: dicas importantes

O choro do bebê pode ser um desafio para os pais, mas existem estratégias que podem ajudar a acalmá-lo. Descubra dicas importantes para lidar com o choro do bebê e ajudá-lo a se sentir confortável e seguro. Com essas informações, você poderá compreender melhor as necessidades do seu pequeno e proporcionar a ele o apoio e o cuidado que ele precisa. Continue lendo! 

1. Fazer massagem no bebê

bebê
Como lidar com o choro do bebê: dicas importantes

Uma ótima maneira de acalmar o pequeno é realizando uma massagem suave, já seja nos braços, barriga, peito e pernas. Este contato entre os pais e a pele do pequeno auxilia para que os músculos relaxam, e fazendo com que sintam uma sensação de bem-estar. 

Lembrando, que no primeiro mês de vida, a massagem deve ser feita sem nenhum tipo de loção ou óleo, já que a pele ainda está muito sensível. Passado o primeiro mês, o mais indicado é consultar com o pediatra qual a loção ou óleo mais indicado

2. Acariciar as costas do bebê

Outra estratégia muito usada e que pode ser muito efetiva para lidar com o choro, pode ser segurar a criança contra o peito ou de bruços deitado sobre as pernas, e acariciar suas costas. Isto também irá fazer com que o pequeno relaxe e se acalme

3. Enrolar o bebê numa manta

bebê
Como lidar com o choro do bebê: dicas importantes

Ao enrolar a criança numa manta, ele se sentirá mais protegido e aconchegado, tendo até mesmo uma sensação muito próxima como se ainda estivesse no útero da mãe. Mas, vale lembrar, que a manta não deve ser colocada de qualquer jeito, já que a mesma não deve ficar muito apertada. Caso isso aconteça, pode interferir na circulação de sangue.

4. Ninar o bebê 

Esta com toda certeza é uma das estratégias mais antigas para lidar com o choro. Veja a continuação algumas formas de como ninar a criança:

  • Dançar ou caminhar suavemente com o pequeno no colo;
  • Colocar a criança no carrinho e ficar embalando durante alguns minutos, movimentando para frente e para trás;
  • Passear de carro;
  • Colocar a criança no sling, e caminhar suavemente.

5. Reproduzir um ruído branco

Nos últimos anos muitas mamães têm aderido ao ruído branco para lidar melhor com o choro dos filhos. Este tipo de ruído é um som suave e constante, podendo ser como um secador de cabelo ou até mesmo um ventilador. Graças a isto, é possível abafar qualquer som dentro de casa ou barulho vindo de fora que possa perturbar.

O ruído branco é excelente para acalmar os pequenos, já que recria o mesmo tipo de som que eles escutavam enquanto estavam na barriga da mãe. Assim, conseguem se sentir mais seguros e calmos. E até mesmo, um ambiente silencioso demais pode assustar a criança, ativando o córtex cerebral, fazendo com que possa acordar chorando e assustado. 

Hoje no mercado é possível encontrar com muita facilidade diversos aplicativos de ruído branco que auxiliam os pais na rotina diária. Alguns até mesmo permitem que estes ruídos sejam criados, assim os pais podem gravar por exemplo o som de água corrente ou do aspirador de pó.  

6. Deitar o bebê de lado

bebê
Como lidar com o choro do bebê: dicas importantes

Para ajudar a criança a parar de chorar, pode deitar ele de lado no colo dos pais, segurando a cabeça ou deitando na cama. Lembre-se, nunca deve ser deixado sozinho na cama. Esta posição é muito semelhante à posição em que o pequeno ficava no útero da mãe, por tanto pode ajudar a que se acalme e deixe de chorar

7. Banhos prazerosos

O banho não precisa ser apenas algo com fins de higiene. Este momento pode se tornar também algo prazeroso e relaxante para os pequenos. Caso o bebê seja mais pequeno, pode ser muito mais efetivo um banho no chuveiro com o pai ou mãe, o qual traz uma sensação de relaxamento. 

O que fazer se o bebê continua chorando 

Caso depois de utilizar algumas destas dicas, o pequeno continue chorando, pode experimentar juntar mais de uma técnica ao mesmo tempo. Pode enrolar a criança na mata e balançá-la, por exemplo. 

Mas, se mesmo assim o choro continuar e não conseguir identificar a causa, o mais indicado é ir ao pediatra para que o mesmo efetue uma avaliação e consiga identificar os motivos, e até mesmo iniciar um tratamento mais adequado. 

Conclusão

Realmente os bebês não vem com manual de instruções, e às vezes quando começam a chorar pode ser algo realmente desesperador não saber o que fazer. Lembro na época que tive minhas pequenas, não existiam posts na internet como estes para auxiliar os pais. Realmente tive que me virar! 

Sendo assim, espero que o post de hoje seja de muito proveito e utilidade, e te ajude a lidar com o choro do bebê.

👉Olha isso! Veja que interessante↴

A pressão arterial ideal para cada idade: entenda os valores recomendados

Saúde móvel: pressão arterial e atividade física

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0