Tudo sobre financiamento: como contratar, simular e escolher

De modo mais simples, o financiamento é um tipo de empréstimo, sendo assim, o contratante pagará uma quantia de dinheiro emprestado a uma instituição financeira ou de crédito para comprar algum bem que deseja, podendo ser um imóvel, veículo, um curso ou graduação e outros. Além disso, nessa modalidade o pagamento é realizado por meio de  parcelas com o acréscimo de juros.

Nesse tipo de negócio o valor do bem é pago diretamente para o estabelecimento que vende o produto, sendo que o local em que foi financiado irá lucrar com os juros que serão pagos nas parcelas mensalmente até o bem ser quitado.

Quem pode contratar?

Qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos de idade consegue solicitar um financiamento. Porém, existem alguns requisitos para que a transação seja aprovada, pois as instituições financeiras possuem regras para avaliar o perfil da pessoa que está solicitando, para definir se ele está apto a realizar um financiamento, sendo que essas regras podem variar de banco para banco.

Outra coisa que também pode ser avaliada na hora da aprovação ou não do financiamento, é o tipo de financiamento, se é de imóvel, veículo ou outro. Mas é importante lembrar que o solicitante não pode estar com o nome vinculado aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, sendo assim, se você pretende fazer um financiamento e está com o nome negativado, deve regularizar a dívida primeiro.

Como simular o financiamento?

Para simular um financiamento basta acessar o site da instituição financeira e usar o simulador disponível, sendo um importante processo para comparar de forma mais precisa as opções que são oferecidas.

Hoje, existem muitas opções simuladores de crédito, como por exemplo o da Caixa, que é considerado um dos mais confiáveis. Para realizar essa simulação, você deverá inserir alguns dados, como o valor aproximado, etc. Além do simulador da Caixa, existem outras opções como o simulador do Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, que também são ótimas opções. 

→ Confira: onde fazer um financiamento fácil

Como contratar e escolher um financiamento?

dicas

Para escolher o melhor financiamento, você deverá analisar seu caso e as ofertas que foram feitas em casa simulação. Além disso, também é necessário se atentar aos detalhes.

Primeiramente, deve-se fazer uma organização e planejamento das linhas de financiamento nos bancos, assim, você deve colocar as finanças em dia e realizar um planejamento que te dê maior noção do quanto poderá investir e de quais condições serão mais vantajosas para o seu financiamento.

O segundo passo, é avaliar a credibilidade de cada instituição, começando por conhecer a fundo a instituição em que você pretende investir, desse modo, você garante uma transação segura e evita problemas durante o pagamento das parcelas. Você pode fazer isso através de outros clientes que já passaram pelo processo e também conversando e tirando suas dúvidas com a instituição, além disso, também é recomendado visitar o site e as redes sociais do banco ou o portal Reclame Aqui. 

Feito isso, vem um ponto muito importante que é a análise das taxas de juros, pois essas farão parte do valor total pago mensalmente, logo, é necessário saber a porcentagem cobrada e também o sistema de cobrança utilizado naquele banco.

Também é necessário que você saiba que os financiamentos contam com três principais indexadores imobiliários, sendo elas a TR (Taxa Referencial), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

Assim, quando as taxas de juros forem descritas, estarão: “taxa de juros X + TR”. Isso acontece para que o banco consiga ajustar os juros para os dias atuais, sem sofrer com a desvalorização ao longo do pagamento do financiamento, por isso é importante se atentar aos índices do indexador escolhido pela instituição.

Também é necessário verificar o custo efetivo total do financiamento, o CET, pois os juros são apenas um dos componentes do custo total do seu financiamento, portanto, é esse número que vai reger as taxas de juros de determinado banco.

A última etapa deste processo, é destinada a conferir os benefícios que são oferecidos em cada banco, para fechar o melhor negócio possível, como por exemplo um prazo maior para pagamento do financiamento, ou a possibilidade de usar o saldo do FGTS ou composição de renda. Concomitantemente, você pode realizar uma simulação do crédito desejado para ter certeza de que está fazendo a melhor escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0