Seguro Habitacional: você sabe o que ele cobre?

O seguro habitacional é uma modalidade voltada a imóveis comprados através de financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

No seguro residencial, a cobertura protege a parte física do imóvel e tudo o mais que estiver contido em seu interior, dependendo da cobertura contratada. E é muito importante saber quando você pode contratar um

Já o seguro habitacional a contratação do seguro é uma exigência feita pela instituição bancária.

Isso acontece porque o seguro habitacional vai garantir a quitação da dívida do segurado, do momento em que acontece algum tipo de sinistro, correspondendo ao restante do saldo devedor do contratante.

Normalmente, o custo deste tipo de seguro já está incluso no contrato de financiamento imobiliário.

No Seguro Habitacional são feitos dois tipos de cobertura: morte e invalidez, e danos físicos ao imóvel. Elas estão presentes em todos os contratos de financiamento imobiliário, exceto para financiamento de imóveis que ainda estão em construção.

Entenda melhor as coberturas oferecidas pelo seguro Habitacional

Morte: Em caso de falecimento, o banco ou seguradora contratada, efetua a quitação do imóvel, caso exista mais de um participante no contrato de financiamento. 

Em casos de morte por doença, a cobertura só será efetuada caso você tenha declarado doenças pré-existente no momento da contratação do financiamento ou que a doença tenha sido constatada após a contratação.

Invalidez permanente: em caso de qualquer tipo de acidente que cause invalidez total ou permanente para a sua principal fonte de renda, o banco ou seguradora efetua a quitação do financiamento ou parte dele, caso exista mais de um participante no contrato de financiamento. 

A cobertura por invalidez em caso de doença, também só será efetuada caso você tenha declarado doenças pré-existentes no momento da contratação do financiamento ou tenha diagnosticado a doença após a contratação.

Danos Físicos ao Imóvel

A cobertura danos físicos ao imóvel serve para deixar seu imóvel bem cuidado quando houver a necessidade de algum tipo de obra ou reparo.

Também é uma comodidade no caso de ocorrer algum imprevisto que esteja descrito no seu contrato.

A indenização é realizada no valor necessário para repor os prejuízos e deixar o imóvel do mesmo jeito que ele era quando você comprou.

É importante saber que problemas na estrutura da construção, uso e desgaste natural e falta de manutenção não fazem parte da cobertura que permite indenização.

Confira o que faz parte da cobertura de danos físicos ao imóvel:

Seguro Habitacional cobre Incêndio

Caso aconteça algum incêndio acidental no imóvel, essa cobertura cobre a reparação dos prejuízos de tudo o que foi danificado no imóvel.

Queda de Raio

Se o imóvel, terreno ou edifício for atingido por um raio, essa cobertura garante a indenização para os reparos do imóvel.

Explosão

Caso ocorra algum tipo de explosão, essa cobertura cobre o reparo dos prejuízos.

Vendaval

Prejuízos causados ao imóvel por vendaval também podem estar dentro da cobertura – conforme especificação no seu contrato de seguro.

Destelhamento

Se uma forte chuva causar o destelhamento do imóvel, esse tipo de seguro oferece cobertura para reposição dos telhados.

Desmoronamento ou ameaça de desmoronamento

Uma parede que caiu, desabamento de laje, coluna ou marquise comprometida? Essa cobertura prevê o reparo dos danos causados ao imóvel, apenas se não tiverem sido causados por danos estruturais, falhas ou vícios construtivos.

Alagamento

Caso seu imóvel seja atingido por uma forte chuva que tenha causado alagamento, rompimento de um rio ou mesmo uma tubulação que não pertence ao seu imóvel foi rompida, a cobertura do seguro habitacional cobre os danos.

Agora que você já sabe o que um Seguro Habitacional cobre, pode simular a cotação e descobrir qual é a melhor opção para sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *