Quando devo fazer um seguro residencial?

O seguro residencial, em muitos casos representa uma forma de proteger o lar de possíveis acidentes imprevistos. 

A casa não é apenas um sonho, mas é também e acima de tudo o investimento mais importante na vida de cada um de nós. Ser proprietário de uma casa, de qualquer tamanho, é também um símbolo de segurança, um objetivo alcançado depois de talvez ter feito um custoso financiamento ou, em alguns casos, pagamento à vista.

Nossa casa é o lugar para encontrar segurança e certeza, mas ao mesmo tempo é também um lugar de risco, que nos expõe a perigos que muitas vezes negligenciamos e que seria bom avaliar antes que se tornem um problema. 

Muitos entendem a importância do investimento no seguro residencial, mas poucos decidem protegê-lo assinando uma apólice que possa proteger a casa de qualquer risco ou perigo, incêndios, raios, descargas de corrente e explosões devido, por exemplo, a um vazamento de gás, roubos e furtos. 

Os vários tipos de apólices de seguro residencial

seguro residencial
O que cobre o Seguro Residencial?

Um seguro residencial é uma cobertura que compensa qualquer dano, reduzindo ou eliminando as despesas que envolvem a ocorrência de eventos adversos.

Contra acidentes  – Protege a casa de uma série de acidentes definidos como ‘acidentes’. O seguro compensará o proprietário com base no teto estabelecido, ou no valor máximo pelo qual a casa foi segurada. Se o dano exceder esse valor, a diferença não será reembolsada. Quanto maior o teto, maior a taxa anual. É bom ficar atento ao contrato estipulado. A franquia também deve ser avaliada, ou seja, o valor mínimo abaixo do qual o dano não é liquidado, isso geralmente se refere a pequenas avarias.

Danos a terceiros  – Cobre danos que sejam inadvertidamente sofridos por terceiros, sejam familiares, animais de estimação ou trabalhadores que prestam serviço no lar.

Incêndios  – Protege a casa de incêndios causados ​​por curtos-circuitos, chamas.

Desastres e desastres naturais  – São aqueles relacionados às condições climáticas, incluindo tempestades severas. A casa também pode ser protegida de terremotos e inundações que levam à destruição completa da casa ou a danos substanciais.

Furtos e roubos  – Abrange todos os bens que podem ser furtados em decorrência de furto. Cláusulas especiais podem ser inseridas se itens preciosos estiverem presentes na casa hoje.

Lesões Domésticas  – Preocupações Pessoas abrange eventos que ocorrem dentro ou fora de casa e resultam em incapacidade permanente.

Assistência de Manutenção  – Presta assistência em caso de avarias e necessidade de intervenção urgente.

Seguro residencial para aluguel

Quem paga aluguel pode contratar uma apólice que cobre danos à casa e a terceiros com uma cobertura básica para explosões e incêndios que pode ser estendida, de acordo com a lei do inquilinato. 

Seguro no condomínio

Ao adquirir uma casa em condomínio, você pode usufruir do seguro. 

A “política global de construção” é assinada por todo o edifício que, em sua forma básica, protege o edifício de danos causados ​​por incêndios, explosões, raios e terceiros. Pode ser expandido com outras garantias. Se o condomínio foi construído recentemente, há descontos e concessões.

Normalmente o contrato é assinado pelo administrador do condomínio, mas deve ser aprovado pela assembleia com o voto favorável da maioria.

Uma vez definido o tipo de cobertura, caso ocorra algum dano, deverá contatar a seguradora juntamente com o comprovativo do evento negativo. Após a avaliação, a empresa iniciará o processo de indenização e proporá um acordo, que deverá ser previamente aceito pelo segurado.

Quer descomplicar e cotar um seguro residencial? Hoje você pode fazer simulações simples para saber quanto irá gastar com uma apólice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0