Dicas de como perder o medo de voar

jvi2q8RgXcPnFy4cspxAewzULni0yGwC0iHxx8q3o8WuOuB2mkSxQ4BQlkldiPxPMNvcVNhnmMLwkYvKEMqujDqhfsumUTNfqSIry9wUx7uLBw6V L 7P4j SNb5KYcEUsDwuUFk

Cerca de uma em cada quatro pessoas tem medo de voar. Isso pode variar de “Eu realmente não gosto de viajar de avião” até a recusa categórica de entrar em um avião. Em qualquer caso, pode arruinar umas férias excelentes no último minuto e, pior ainda, pode impedi-lo completamente de sair de férias ou visitar entes queridos em países remotos.

Não importa onde você esteja na escada: é possível lutar contra o medo de voar. Se não for tratado da maneira certa, muitas vezes o medo de voar pode representar uma limitação real, correndo o risco de transformar a experiência da viagem em fonte de ansiedade e agitação. Esse é um sentimento bastante comum, considerando que cerca de um em cada dois brasileiros afirma ter medo de viajar de avião.

Para perceber isso, basta olhar ao redor depois de subir a bordo e prestar atenção a todos aqueles detalhes que sugerem que um passageiro está fazendo um enorme esforço para superar seus medos: a transpiração começa a aumentar drasticamente e você se agarra às alças do seu assento. com toda a força que você tem em seu corpo.

O medo de voar pode afetar a todos, não importa se são viajantes ocasionais ou passageiros frequentes. Saber que você não pode sair do avião antes de chegar ao seu destino, não ser capaz de abrir a janela para respirar um pouco de ar fresco e a ideia de ficar no ar são apenas alguns dos razões pelas quais desencadeiam o medo de voar.

Seja qual for o motivo desencadeador do medo de voar – também conhecido como aerofobia – existe uma série de técnicas e cuidados que podem ser colocados em prática para poder controlar essa sensação de ansiedade de forma a desfrutar da viagem de avião sem correr. de ser atingido por um verdadeiro ataque de pânico durante o voo.

Questionar sobre

Uma das melhores maneiras de superar o medo de voar é perguntar antes da partida e ter uma ideia clara do que esperar de uma viagem de avião.

Estar ciente do que vai acontecer durante o voo, principalmente durante a decolagem e pouso, pode ajudar a não interpretar mal as condições normais de voo e ter uma percepção mais realista do que vai acontecer, evitando assim o pânico diante de uma fase muito normal de turbulência ou em face a outras situações de administração ordinária.

Tentar entender como um avião funciona em um nível técnico – isto é, o que permite um avião voar, como funcionam os sistemas de segurança, como os pilotos são treinados, etc. – pode ser uma ótima maneira de superar o medo de voar.

Tome alguns cuidados antes de voar

Para evitar que sua aerofobia se transforme em um limite real ou – pior ainda – em uma faísca capaz de desencadear um ataque de pânico, é bom prestar atenção a alguns pequenos cuidados antes de embarcar no avião.

O conselho é evitar ingerir alimentos ou bebidas estimulantes, como chocolate, café, energéticos ou bebidas destiladas. De preferência, o ideal é chegar no avião bem descansado para evitar que o cansaço aumente a sensação de medo ou ansiedade.

Alguns passageiros optam por tomar relaxantes  naturais antes de embarcar: tente entrar em contato com seu médico para saber se é uma boa opção para você também.

Fale com a tripulação de voo

OqjdBxoSuYphtFmEdCBVR4zXHY9JDzygLhSRB2hK0wi8tMQemUh7DTO666QmJa4eqHhAZwxLUgYdtj2N3Mlxpt Maw53S8

Informar a tripulação do seu medo ao embarcar pode ser uma ótima alternativa para tentar acalmar a mente.

Na verdade, a tripulação está bem treinada para lidar com este tipo de situação e, desta forma, você terá a certeza de receber toda a tranquilidade e assistência de que necessita.

Entretenimento em voo

Outra forma de superar o medo de voar é se distrair e se divertir durante a fase de cruzeiro. Traga um livro, um jogo de palavras-cruzadas ou um tablet para assistir a um filme ou um dispositivo no qual você possa ouvir um pouco de música, ainda melhor se estiver relaxando.

Voar frequentemente

Como em tudo na vida, a melhor maneira de superar o medo é enfrentá-lo. A experiência ensina e, mesmo neste caso, o que a princípio pode parecer um obstáculo insuperável tende a se tornar cada vez mais administrável graças ao poder da experiência.

Se você conseguiu entrar em um avião e afastar os sentimentos de ansiedade, vá em frente e dê tapinhas nas costas, sinta-se orgulhoso de si mesmo, mas tente voar o mais rápido possível novamente: só assim você será capaz de manter sua mente treinado e para enfrentar sua fobia sem problemas excessivos.

Dica extra: o Canal no Youtube Aviões e Música possui uma dezena de vídeos produzidos por um especialista que pode te ajudar a perder o medo de voar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0