A cada dia, um número cada vez maior de mulheres busca por meios de transportes alternativos por todas as partes do país. Mas, mais do que locomoção, as mulheres também buscam por segurança, conforto e a comodidade de serem atendidas também por motoristas mulheres para que sejam evitados possíveis constrangimentos.
Pensando nesse público, surgiu o Lady Driver, um app de transporte que funciona de forma similar ao Uber, 99, Cabify e muitos outros. O diferencial do Lady Driver é que ele foi criado e totalmente pensado por uma mulher, exclusivamente para mulheres.
A criadora do app, Gabriela Correa, teve a ideia de oferecer esse tipo de serviço após passar por uma situação de assédio por parte de um motorista de táxi.
Por conta do constrangimento e trauma e pensando em evitar situações parecidas a outras mulheres, Gabriela criou o app que permite que apenas mulheres possam ser as motoristas quanto usuárias do serviço. Homens são aceitos nas corridas apenas se forem acompanhantes de alguma usuária.
Por enquanto, o Lady Driver foi disponibilizado apenas na cidade de São Paulo e algumas regiões do Rio de Janeiro, mas a ideia é expandir o atendimento pelo app para diversas outras cidades e estados brasileiros.
De acordo com a equipe responsável pelo app Lady Driver, existe uma rigorosa seleção das motoristas, tanto pessoal quanto dos próprios carros que serão utilizados no serviço. Essa é uma das formas de oferecer mais segurança às usuárias, levando em conta também sua integridade física.
No momento do cadastramento de uma usuária, é preciso comprovar que realmente se trata de uma mulher. Por isso, além dos documentos exigidos, como CPF, dados pessoais, a usuária faz uma foto tipo ‘selfie’ para mostrar que o cadastro pertence mesmo a uma mulher.
Como funciona o Lady Driver?
O funcionamento do app Lady Driver é bem parecido com os outros aplicativos de transporte. A usuária insere o endereço do local de embarque e o endereço de destino e em seguida o valor do trajeto é mostrado na tela, assim como as motoristas que estão disponíveis na região em que ela se encontra.
Todo o trajeto é exibido em um mapa no app para que a usuária possa acompanhar tudo em tempo real até a sua chegada ao destino.
O app está disponível para download para os sistemas Android e iOS em duas versões: Lady Driver Passageira e Lady Driver Motorista, basta escolher a versão na qual deseja realizar seu cadastro e seguir as instruções.
Apesar de inovador, por se tratar de um novo aplicativo, o Lady Driver ainda passa por alguns inconvenientes, que devem ser melhorados pelos seus desenvolvedores.
Um dos grandes incômodos do app Lady Driver é a área de atendimento limitada, bem como o úmero de motoristas disponíveis cadastradas no app; isso faz com que, muitas vezes uma viagem deixe de ser realizada pela falta de motorista disponível.
Outros problemas apresentados pelo app são alguns bugs em seu próprio sistema que acabam realizando o início e cancelamento de uma corrida sem a solicitação da usuária.