Qual a diferença entre empréstimo e financiamento

Basicamente, não existe diferença aparente entre um empréstimo e um financiamento, no sentido de que ambos são a transferência de um determinado capital em dinheiro concedido pelo banco ou por uma instituição de crédito específica para benefícios de um cliente que respeita determinadas características sociais e solicitações.

Diferença entre empréstimo e financiamento

Especificamente, a diferença entre o empréstimo e o financiamento existe. Por exemplo, se temos que comprar algum bem, especialmente um carro ou uma motocicleta, um computador ou uma máquina de lavar, temos que escolher como pagar por isso. 

Se tivermos possibilidade, decidiremos pagá-lo de imediato, mas caso contrário, poderíamos optar por uma solução diferente, nomeadamente o financiamento da compra. 

Nesse caso, teremos que abrir um financiamento direto e direcionado à determinada venda. Já no caso do empréstimo, você não precisa nominar o bem que deseja adquirir. O empréstimo pessoal te permite a concessão de uma quantia e você pode usá-la para o que bem entender. 

Financiamento

Referem-se à compra de um bem e podem ser pagos diretamente na loja, sem garantias especiais, mas destinam-se apenas à compra daquele determinado bem. 

Por exemplo: não é possível utilizar o dinheiro de um financiamento de carro para comprar ou pagar outra dívida.

Empréstimo

Já os empréstimos pessoais não concretizados referem-se ao pedido e posterior desembolso de quantias em dinheiro através de uma relação direta entre a instituição e o cliente, mas o motivo do montante desembolsado não deve ser justificado a priori. Porém, desde que o crédito seja concedido, o banco ou qualquer instituição pede uma garantia.

Em princípio, a diferença entre um empréstimo e um financiamento consiste no fato de o primeiro ser solicitado por diversos motivos que podem ir desde a falta de dinheiro para fazer frente às despesas do dia a dia até a compra de algum bem, sendo que o o segundo normalmente só é solicitado para pagar por um produto que já é acordado com o banco antecipadamente. 

Qual é mais vantajoso: empréstimo ou financiamento?

knqeIi4bA b8DZT0AtwRkAWO7x6mtERDALN3TkLGNsO XW2Fx5jwrQvn4Y 784hr3tpNE8Nm07dPDSoxinOy28NUq3mkJonbeSrj4ucN8

Como vimos, o empréstimo e o financiamento são duas modalidades de crédito distintas que no caso do financiamento se dirigem a um bem, enquanto no empréstimo nem sempre será necessário justificar o pedido de dinheiro. Escolher o que é mais conveniente certamente não é fácil e depende das necessidades de cada um.

Em todo caso, podemos dizer que os bancos aplicam taxas de juros mais elevadas aos empréstimos, justamente pelo fato de não ser necessário especificar a finalidade. 

Independentemente da solução que se pretenda adotar, no entanto, o mais importante é comparar sempre as várias ofertas e ter uma ideia clara do que se pode encontrar no mercado.

Empréstimo pessoal online ou em agência: quais são as diferenças?

É possível negociar diretamente com um consultor bancário capaz de orientá-lo na melhor solução financeira para as suas necessidades, também é verdade que se já tem ideias claras pode fazê-lo online de forma independente. 

Os empréstimos adequados às suas necessidades são oferecidos de forma imediata e automatizada, de acordo com a necessidade expressa. Além disso, esta opção permite operar a qualquer hora do dia, mesmo à noite. 

Os empréstimos costumam ser avaliados em 24 horas e você pode receber em até 1 dia útil na sua conta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *