Quando a menstruação volta a descer depois do parto?

Quando a menstruação volta a descer depois do parto? Esta é uma pergunta que muitas mulheres fazem após dar à luz, e tudo está diretamente relacionado com a amamentação. Tudo irá depender se a mulher está amamentando ou não, e até mesmo a frequência com que o faz. Isto se deve em parte, a que os hormônios responsáveis pela produção do leite, geralmente inibem a ovulação.

menstruação
Quando a menstruação volta a descer depois do parto?

Com isto não quer dizer que durante a amamentação a mulher não possa ficar grávida, já que pode acontecer sim e os médicos recomendam o uso de métodos anticonceptivos. 

Vale ressaltar que normalmente, após o parto, há um sangramento que pode durar até dois meses, o que muitas mulheres confundem com a menstruação. Durante a gestação o útero aumenta de tamanho, após o parto ele começa a voltar ao seu tamanho normal e nesse processo ocorre o sangramento. 

Com tudo, podemos afirmar que a menstruação pós parto irá depender de como funciona o organismo de cada mulher e se ela amamenta ou não. Quanto mais ela amamentar, mais tardará em voltar. Lembrando que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento saudável do seu bebê

No post de hoje responderemos algumas das inquietudes que toda mãe tem em relação a menstruação pós parto. Acompanhe! 

Menstruar amamentando pode afetar a produção de leite?

Como foi dito acima, os hormônios responsáveis pela produção de leite tem ligação com a ovulação, o que pode afetar de certa maneira mas nada que seja significativo. Devido às variações hormonais, antes ou depois da menstruação, a mulher pode experimentar uma sensibilidade maior nos mamilos e talvez a produção de leite diminua um pouco

Lembre-se que tudo isto faz parte das mudanças que o corpo ainda está sofrendo após o parto, e não são motivo de preocupação. Se notar que seu bebê não ficou satisfeito devido a diminuição do leite neste período, pode complementar oferecendo a ele o leite de fórmula. 

menstruação
Quando a menstruação volta a descer depois do parto?

Dá para engravidar logo depois de um parto?

Engravidar após o parto mesmo que não seja algo comum, não é impossível, podendo acontecer até mesmo 3 semanas depois de ter tido o bebê. Porém isto não é recomendado já que o corpo da mulher ainda está se recuperando do parto e do párto. Durante a gestação o corpo da mulher sofre diversas mudanças tanto hormonais como físicas para receber o bebê que está a caminho. Logo após dar à luz tudo tem que voltar ao normal. Com base nisso, os especialistas recomendam esperar mais de 40 dias para que a mulher retome sua vida sexual

Com relação aos métodos anticonceptivos que podem ser utilizados durante a amamentação, as mães sempre ficam com um pouco de receio. O melhor a fazer é consultar com seu médico e analisar qual é o método que se adapta mais a seu caso, podendo escolher entre injeções de hormônio, DIU, pílulas e preservativos. Como também há aqueles que são permanentes. 

A menstruação depois do parto muda?

Sim, realmente podem ocorrer algumas mudanças na menstruação pós parto. As primeiras menstruações podem:

  • Ser irregulares, podendo ficar assim durante um ano, e mais ainda nos casos onde a mulher amamenta.
  • Podem ser observados pequenos coágulos de sangue no fluxo, coisa que é normal. Só consulte seu médico se perceber que o tamanho é muito grande. 
  • Chegar com um fluxo maior do que estava acostumada antes da gravidez.

Quando o sangramento após a gravidez pode ser sinal de problema?

menstruação
Quando a menstruação volta a descer depois do parto?

Depois de ter um bebê, a menstruação pós parto sofre algumas mudanças. Isto pode ser devido às transformações que ainda estão acontecendo no corpo da mulher. Por isso sempre é bom estar atenta e diante de qualquer irregularidade ou inquietude procurar orientação médica. 

Há alguns sintomas que podem aparecer e são motivos para procurar um médico: 

  • Coágulos de sangue grande: É normal virem coágulos na menstruação pós parto, mas eles costumam ser pequenos. Caso observe um tamanho parecido com uma bola de pingue-pongue é motivo de alerta. 
  • Menstruação irregular ou com fluxo muito forte: Os primeiros ciclos após o parto tendem a ser irregulares devido às mudanças hormonais. Mas caso observe que passado uns meses não volta ao normal ou o fluxo de sangue está muito volumoso deixando os absorventes encharcados em pouco tempo, consulte seu médico o antes possível. Isto pode ser um sinal de que algo anormal está acontecendo com o útero ou os hormônios.
  • A menstruação pós parto demora em chegar e não está amamentando: Se você não está amamentando e já se passaram mais de 3 meses que deu a luz e a menstruação não veio, procure um médico para descartar qualquer problema. 
  • Se sente cheiro forte vindo da secreção vaginal: Isso pode ser indício de que algo não anda bem. Talvez esteja com infecção bacteriana na vagina ou no útero. Procure um médico e consulte imediatamente. 
  • Febre ou arrepios: Caso isto aconteça dias após ter dado a luz, pode ser o corpo dando uma alerta de infecção nos rins, na bexiga ou no útero. 

Como podemos ver, após a gestação a mulher deve ficar atenta a todas as mudanças que estão acontecendo no seu corpo. E diante de qualquer dúvida ou irregularidade consultar de imediato seu médico para que efetue uma avaliação.

👉Olha isso! Veja que interessante↴

A pressão arterial ideal para cada idade: entenda os valores recomendados

Alimentos que ajudam controlar a pressão arterial: Alimentação saudável

Saúde móvel: pressão arterial e atividade física

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *