Gravidez aos 40 anos é possível? Confira todos os detalhes nesta matéria que te preparamos!
O que muitas pessoas e sobretudo homens, não entendem é que o corpo da mulher tem o famoso “relógio biológico”. E a ideia disto é colocada em nossa cabeça desde que somos pequenas. E quando os anos vão passando, vai surgindo uma cobrança até de nós mesmas.
Há quem acredite que depois de certa idade a mulher não está mais em condições de ter filhos. Mas acredite, gravidez aos 40 anos é possível!
Muitos estudos apontam que uma gravidez aos 40 tem uma série de benefícios como por exemplo: a mulher está melhor instruída, pode ter uma carreira profissional consolidada, e é muito mais propensa a amamentar.
Se você quer realizar o sonho de ser mãe, mas tem receio por causa da idade, no post de hoje te trago toda a informação necessária. Confira!
Até que idade a mulher pode engravidar naturalmente?
Minha mãe sempre dizia que o corpo feminino depois dos 25 anos começa a sofrer uma série de mudanças e realmente podemos ver isso aos poucos. Tanto é assim, que depois dessa idade a taxa de fertilidade cai aproximadamente 20% ao mês. Há ainda especialistas que indicam que o pico da fertilidade seja entre os 20 e 24 anos
Já ao chegar aos 40 anos a chance baixa a 1% ao mês, e logo aos 45 é praticamente impossível. Assim que o período reprodutivo da mulher da mulher acaba, começa a menopausa, onde os ovários literalmente vão morrendo.
Tudo isto, porque a mulher já nasce com determinada reserva ovariana. E este ciclo começa desde a primeira menstruação até a chegada da temida menopausa.
Por que é mais difícil engravidar depois dos 40?
Estudos realizados afirmam que o melhor período para uma mulher engravidar é entre os 20 e 30 anos. Isto se deve a que depois dos 35 anos os óvulos começam um processo de envelhecimento, o que pode dificultar a gravidez aos 40.
Mas esse não é o único fator que pode atrapalhar na hora de realizar o sonho de ter filhos. De maneira geral, depois dos 35 anos durante a gravidez podem aparecer alguns problemas de saúde que podem prejudicar a mulher e até mesmo o bebê durante a gravidez.
Exames para saber se a mulher ainda pode engravidar
Se você está querendo ter uma gravidez aos 40, e está em dúvida, há uma série de exames que seu médico pode te indicar para assim ter uma maior certeza de se isto é possível. Eles são:
- Dosagem Hormonal Basal: Exame de sangue que analisa a produção de hormônios femininos, como também o funcionamento dos ovários, ciclo de ovulação e quantidade de óvulos.
- Hormônio Antimülleriano: Este exame de sangue indica como está a reserva ovariana.
- Ultrassonografia Transvaginal: Este é um dos métodos mais usados nestes casos, já que identifica em que fase de ovulação a mulher se encontra
Por que é considerada uma gravidez de risco?
A gestão após os 40 anos de idade sempre é considerada de risco. Isto porque a mulher pode estar propensa a doenças tais como: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, doenças da tireoide, entre outros. Tais doenças durante a gravidez podem pôr em risco a vida tanto da mãe quanto a do bebê.
Além do mais, nessa idade aumenta as chances do feto ter um problema cromossômico, podendo chegar a desenvolver um distúrbio genético como é o caso da síndrome de Down.
Devido a tudo isso, especialistas recomendam às futuras mães realizarem exames prévios antes de engravidar e ter um acompanhamento completo.
Cuidados que deve ter uma mulher grávida aos 40
Como vimos anteriormente, os cuidados devem acontecer mesmo antes da gestação. Se recomenda fazer uma consulta pré-concepcional, onde o médico poderá avaliar os riscos baseado nos exames encaminhados por ele. Algo que é essencial e todo especialista ordena é começar a tomar ácido fólico uns meses antes de ficar grávida e logo durante toda a gravidez. Com isto, ajuda a reduzir o risco de possíveis malformações.
Logo já estando grávida, há alguns cuidados que é bom serem levados em conta para que ocorra uma gestação saudável. Um dos principais é ter uma alimentação balanceada rica em nutrientes e vitaminas, Isto é de extrema importância para uma gravidez aos 40 anos.
Há outra série de cuidados não menos importantes como é o caso de: realizar exercícios físicos (sempre com supervisão profissional); contar com o apoio da família e cuidar do seu lado psicológico.
Ser mãe aos 40 é possível!
Agora que já vimos tudo o relacionado à saúde, ser mãe aos 40 sim é possível. Que existem riscos todos já sabemos, mas ao mesmo tempo seguindo uma série de cuidados e recomendações dos especialistas o grande sonho pode se concretizar.
Talvez você tenha chegado até esta idade sem ter filhos por diversos motivos e todos com certeza são válidos. Como bem foi dito no começo do post, as mulheres sofrem uma pressão muito grande por parte da família e até mesmo da sociedade. Nos ensinam desde pequenas a cuidar da casa, com o intuito de quando já tivermos a idade suficiente, temos que casar e ter filhos. Fazem parecer que só existe essa fórmula para seguir na vida.
Mas a maneira como as mulheres veem a vida tem mudado. Muitas procuram se consolidar profissionalmente primeiro, e logo poder oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus futuros filhos.
Então, se você quer ter uma gravidez aos 40 anos saiba que não está só. Procure um especialista e este poderá mostrar o melhor caminho a seguir para que o sonho de ser mãe possa ser concretizado.
👉Olha isso! Veja que interessante↴
O que fazer para ter uma gravidez tranquila
Alimentos que ajudam controlar a pressão arterial: Alimentação saudável