Diabetes: 10 razões que influenciam a longevidade de uma pessoa

É indiscutível que a diabetes é uma doença que cada vez mais afeta a população mundial. Se estima que mais de 460 milhões de pessoas padecem desta patologia. Isto pode estar acontecendo graças ao ritmo acelerado de vida que muitos levam, gerando assim maus hábitos alimentares, sendo que uma das principais causas desta doença é alimentação pouco saudável. 

A diabetes ocorre devido aos altos níveis de açúcar no sangue, e acontece graças a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina. Quando este hormônio falta ou até mesmo não cumpre direito seu papel, os níveis podem se elevar. 

Apesar de se tratar de uma doença que se não for tratada adequadamente pode levar a complicações no organismo, pessoas com diabetes podem ter alguns cuidados e assim alcançar uma maior longevidade. Acompanhe! 

1 Controle glicêmico adequado

Manter um controle glicêmico adequado é de vital importância para pessoas com diabetes. Fazendo a medição antes e depois das refeições, é possível observar quais alimentos devem ser evitados e quais podem ser ingeridos sem problema algum. 

Sempre que fizer a medição anote os valores num papel para posterior avaliação. Isto deve ser feito se possível diariamente. 

2 Hábitos alimentares saudáveis

diabetes

Como bem foi dito anteriormente, esta doença tem ligação direta com o tipo de alimentos que incluímos em nossas refeições. Por isso, uma alimentação balanceada é fundamental na vida de pessoas com diabetes. 

Para ter uma dieta equilibrada, se recomenda que seja rica em fibras e com pouca quantidade de carboidratos. Inclua em suas refeições alimentos tais como: legumes, frutas, abacate, farinha integral, linhaça, entre outros. 

Como também é necessário evitar doces e frituras para assim manter um nível adequado de açúcar no sangue. 

3 Atividade física regular

diabetes

Realizar atividade física regular é muito benéfico para quem procura ter uma longevidade mesmo padecendo de diabetes. Isto auxilia a controlar a doença ou até mesmo diminuir o risco de padecer dela. 

Cada vez que realizamos exercícios, mantendo o corpo em movimento, o organismo faz melhor uso do açúcar no sangue. E até mesmo ajuda a prevenir AVC e infartos. 

E vale ressaltar, sempre antes de começar a realizar qualquer atividade física consulte seu médico antes. 

4 Controle do peso

Especialistas recomendam manter um controle adequado do peso de acordo com a idade, sexo e altura. Pessoas com diabetes e obesidade podem ter uma diminuição da captação de glicose pela insulina.

Mantendo este controle, também estará prevenindo sofrer de doenças do coração e AVC. 

5 Não fumar

diabetes

O tabagismo é um péssimo hábito para pessoas com diabetes. O cigarro contém em sua composição a substância nicotina, a qual pode interferir nos níveis de açúcar no sangue. Por ser tão prejudicial, o mais indicado é evitar fumar ou até mesmo eliminar este hábito. 

Com isto, diminuirá complicações da diabetes associadas com o fumo, como também lesões cerebrais e doenças cardíacas. 

6 Monitoramento regular

Para alcançar uma maior longevidade padecendo desta doença, é importante acudir regularmente às consultas com o médico, como também visitar outros especialistas, como é o caso do nutricionista ou educador em diabetes. 

Os mesmos irão lhe orientar da melhor maneira possível, dando conselhos e respondendo perguntas sobre a doença.

7 Tratamento medicamentoso

Para que não ocorram complicações da doença, os médicos geralmente indicam o uso de medicamentos antidiabéticos, que tem a função de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Alguns deles são: Glibenclamida, Metformina e Gliclazida. 

Como também há casos onde seja necessário o uso de aplicação de insulina, já que o organismo da pessoa não consegue produzir adequadamente este hormônio. 

8 Gerenciamento de estresse

Especialistas afirmam que o estresse pode causar com que os níveis de glicose aumentem, assim como a pressão arterial e a frequência cardíaca. Por isso, pessoas com diabetes devem tentar reduzir o estresse na sua rotina diária. Há algumas maneiras de evitar o mesmo:

  • Escute música suave;
  • Durma de sete a nove horas por noite;
  • Separe tempo para fazer algo que gosta;
  • Quando puder, dedique tempo a seu passatempo preferido. 

9 Gestão adequada de outras condições médicas

A diabetes é uma das principais causas de doenças no coração. Diabéticos têm um risco aumentado de outras condições médicas, como doenças cardíacas. É importante tratar essas condições de forma adequada.

O risco de uma pessoa que padece desta doença sofrer um infarto pode chegar a 40% a mais nos homens e 50% nas mulheres. Por isso, é tão importante prever outras patologias a tempo. 

10 Acesso a cuidados de saúde

 É importante ter acesso aos cuidados de saúde necessários para gerenciar a diabetes, incluindo acompanhamento médico regular, educação sobre a doença e acesso a medicamentos e equipamentos de monitoramento.

Desde 2006, pessoas com diabetes têm direito a receber via SUS, Sistema Único de Saúde, o tratamento adequado para tratar a doença. Isto envolve o acesso à medicação e acesso a toda informação referente a esta patologia. 

Com isto, um tratamento adequado evitará complicações por causa da doença e como também poderá melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

👉Olha isso! Veja que interessante↴

Alimentos que ajudam controlar a pressão arterial: Alimentação saudável

Saúde móvel: pressão arterial e atividade física

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0