Seguro Fiança: O início do ano está aí e estamos ainda pensando nesse novo ciclo que estamos iniciando, as mudanças que queremos, etc.
Se nas suas pretensões está ter seu próprio lar ou mudar de endereço, então você precisa se atentar para alguns pontos importantes.
No processo de locação, as imobiliárias costumam pedir um fiador ou ainda te solicitam um seguro fiança.
Apesar de nunca esperarmos por isso, sabemos que imprevistos acontecem. Sendo assim, você precisa provar para a imobiliária que você tem condições de pagar seu aluguel. Neste momento, quando imprevistos acontecem e estamos como inquilino, se faz necessário ter um bom seguro fiança.
Então se você se pergunta:
Quando devo solicitar um seguro fiança?
Fique atento que vamos falar sobre isso agora.
O seguro fiança é uma opção que substitui o tal fiador. No decorrer do processo de aluguel, é de praxe solicitarem ao pretenso inquilino, a apresentação de alguém que seja responsável pelo aluguel, caso o inquilino deixe de pagar, por qualquer razão.
Sabemos que essa busca por essa pessoa que se responsabilize pelas suas dívidas (do aluguel), não é nada fácil.
A grande maioria dos inquilinos procuram então o fiador, dentro do núcleo familiar ou de amigos. Isso pode, inclusive, trazer muitas complicações. Você pode colocar o pretenso fiador numa situação em que ele aceite, mas apenas por não conseguir falar: não. É aqui então que entra a importância da contratação de um seguro fiança.
E em resposta à sua pergunta: quando devo solicitar um seguro fiança… vamos esmiuçar o assunto pra você.
Neste caso desta modalidade de seguro, as seguradoras ou bancos, se responsabilizam pelo pagamento do aluguel caso o inquilino venha a ter algum problema, deixando de arcar com suas obrigações.
Esse seguro pode ser contratado por pessoa física ou jurídica, apenas é diferenciada a documentação exigida.
Para que você possa compreender melhor, vamos comparar o seguro fiança ao seguro de um carro: quando você contrata um seguro de automóvel, passa a contar com assistências e coberturas em casos como danos ao automóvel, acidentes e roubo. Também pode contar com serviços complementares como vidros, reboques e vários outros incidentes ou imprevistos.
Contratando um seguro fiança, você também contará com algumas garantias: se você se encontra no caso de não conseguir honrar o pagamento do seu aluguel, ou se já está com seu aluguel atrasado, você pode solicitar o seguro irá zerar sua dívida com o proprietário.
Além disso, ao contratar esse seguro você pode contar também com o serviço de cobertura quanto ao seu IPTU, condomínio ou outros. É claro que os preços sobem, de acordo com os itens extras adicionados ao pacote.
Então, sempre que você tiver um problema, que te impossibilita de honrar seus compromissos com aluguel, IPTU, condomínio, você pode acionar/solicitar o seu seguro fiança.
Lembre-se sempre que você precisa primeiro fazer um balanço das suas finanças, porque o preço da contratação do seguro pode variar, mas em média deve ficar próximo a uns 15% do valor do seu aluguel.
E aí? Deu pra entender quando você deve solicitar um seguro fiança?