Um em cada 8 motoristas na estrada não tem seguro de carro. Mesmo se você estiver segurado, sempre existe o risco de colidir com um motorista que não pode cobrir as despesas dos danos causados. O seguro ajuda a cobrir suas despesas depois de sofrer um acidente, que muitas vezes, pode causar um enorme prejuízo financeiro para ambas as partes.
Compreender o que é coberto por diferentes tipos de seguro de carro é importante, pois ajudará você a escolher a cobertura certa para você. Isso também o ajudará a evitar pagar por uma cobertura que pode não fazer sentido para você.
O que o seguro de carro cobre?
A proteção financeira oferecida pelo seguro automóvel varia de acordo com o tipo de cobertura que você adquire. Os tipos mais comuns de coberturas de seguro de carro incluem:
- Cobrir as contas médicas do outro motorista em um acidente
- Cobrir o custo para reparar ou substituir a propriedade de outra pessoa
- Cobrir qualquer dano ao seu carro em uma colisão
- Cobrir danos ao seu carro que não são causados por uma colisão
- Cobrir danos se o motorista culpado não puder pagar
- Cobrir despesas médicas suas e de seus passageiros
De costume, o seguro de carro mais solicitado é o que conta com a cobertura abrangente.
O que é seguro de carro abrangente?
Seguro de carro abrangente é um tipo de seguro que ajuda a pagar para substituir ou reparar seu carro se ele for roubado ou danificado em um incidente sem colisão que está fora de seu controle, como danos recebidos durante uma tempestade, incêndio ou roubo ou vandalismo.
O que é coberto pelo seguro de carro abrangente?
Independentemente do carro que você possui ou da seguradora escolhida, os planos abrangentes de seguro de carro geralmente cobrem os seguintes tipos de incidentes:
- Desastres naturais
- Roubo
- Vandalismo
- Objetos que caem
- Fogo e explosões
- Danos ao bater em um veado ou impactos com outros animais
- Atos de terrorismo
A seguradora pode negar o pagamento da indenização?
Sim, a seguradora tem a liberdade para negar o pagamento da indenização se julgar que é indevido ou fraudado.
Abaixo listamos as principais causas que podem fazer com que você tenha a indenização negada:
- Informações falsas no ato da contratação
- Infrações legais
- Falta de pagamento do prêmio (parcelas em atraso)
- Sinistro provado de maneira intencional
Em todos esses casos, de acordo com as cláusulas do contrato da apólice, a seguradora pode se recusar a realizar o pagamento da indenização no momento do acidente.
Quem está coberto pelo seguro automóvel?
Uma apólice de seguro cobre o segurado individual que a adquire. Se vários motoristas usam regularmente o mesmo carro ou moram juntos, os segurados devem adicionar esses motoristas ao seguro para garantir que eles também estejam cobertos. Se um segurado dirige vários carros, ele deve adicionar os carros à apólice para que todos estejam cobertos.
Já se perguntou quem deve ser adicionado à sua apólice de seguro de carro? A resposta varia de seguradora para seguradora, mas como regra geral, você deve adicionar alguém à sua apólice de seguro automóvel se ele morar em sua casa, tiver carteira de motorista e puder acessar seu carro regularmente. Isso inclui:
- Cônjuge ou parceiro romântico
- Adolescentes
- Membros da família
- Babá ou doméstica
- Colega de quarto
Mesmo que alguém não seja da sua família imediata, você deve adicioná-lo à sua apólice se ele dirigir seu carro com frequência. Não adicioná-los significa que você corre o risco de ter a cobertura negada se eles sofrerem um acidente. Pergunte à sua seguradora quem sua apólice cobre antes de deixar outra pessoa dirigir seu carro.
Algumas apólices de seguro cobrem apenas os motoristas especificamente listados na apólice, enquanto outras têm uma cláusula de usuário permissiva. Esta cláusula garante cobertura se outra pessoa estiver dirigindo seu carro em uma situação pontual, como se você emprestar seu carro a um convidado de fora da cidade ou pedir a um amigo para levá-lo para casa depois de uma festa.