Invalidez Total e Invalidez Permanente: é a perda total, definitiva e irremediável, por uma pessoa, na sequência de acidente ou doença, da capacidade de comparecer a qualquer trabalho lucrativo.
A invalidez permanente, no universo das seguradoras, é definida como a perda total ou parcial da capacidade para o trabalho. Para as seguradoras, não importa a profissão exercida: a invalidez permanente é formulada com base na incapacidade de realizar um trabalho corretamente.
É muito importante não confundir a deficiência permanente, identificada como incapacidade para o trabalho, com dano biológico: este último, na verdade, é a perda da integridade psicofísica do ponto de vista médico, o que não invalida necessariamente a possibilidade de produzir uma renda.
Objetivo do seguro de invalidez permanente visa garantir ao segurado, através da escolha de um capital máximo obtenível, a possibilidade de viver com o mesmo nível de vida, mesmo em caso de lesões ou doenças que reduzam ou anulem a sua capacidade para o trabalho.
Esta garantia é reconhecida quando o grau percentual de invalidez permanente do Segurado for igual ou superior a 60%.
Por que é importante fazer um seguro de invalidez permanente?
Uma lesão ou doença pode comprometer permanentemente a capacidade de geração de renda e, portanto, de realização de projetos. O seguro para os casos de invalidez total e permanente garante-lhe um capital com o qual garante a continuidade do padrão de vida sustentado antes da ocorrência do evento.
Quem pode se inscrever para um seguro de invalidez permanente?
O seguro aplica-se a todos os clientes que o solicitem e está operacional até a idade máxima de 65 anos do titular do seguro, desde que filiados ao Regime Geral de Previdência ou Regime Próprio, seja como empregado ou contribuinte individual.
Como comprovar a invalidez permanente?
Você pode comprovar a sua invalidez através de exames e laudos médicos que devem ser encaminhados junto a cópias para a seguradora.
Para que o dano seja configurado como invalidez na modalidade permanente, ele deve ser irremediável e afetar a vida do segurado para sempre. Deve ocorrer também após o acidente, de modo a estar diretamente ligado a ele, e deve impedir o segurado de exercer qualquer atividade laboral.
O que o seguro de invalidez permanente cobre?
O seguro de invalidez permanente cobre o risco de invalidez total e permanente apurada em grau igual ou superior a 60%.
As doenças mais comuns que causam invalidez permanente são: cardiopatias graves, doenças mentais que causam inviabilização no trabalho, doenças do sistema nervoso, doenças que deixam o paciente em estado terminal, neoplasia maligna, cegueira,
Quanto eu tenho que segurar para invalidez permanente?
A Invalidez Total Permanente é uma condição irrecuperável e destinada a afetar a vida do segurado para sempre. A escolha do capital a ser segurado, por este motivo, fica ao critério do cliente que, além de pensar no valor a ser dado à sua vida, deve também levar em consideração a possibilidade de gastar e, portanto, escolher um capital que, em caso de sinistro, evita que os seus entes queridos e a sua família entrem em situação de crise e dificuldades econômicas que podem por sua vez gerar consequências muito graves.