Após a polêmica sobre o vazamento de imagens do GTA 6, a polícia do Reino Unido conseguiu prender o responsável pelo ataque virtual. Entretanto, o jovem de apenas 17 anos fazia parte do grupo criminoso Lapsus$.
Contudo, a polícia não citou detalhes sobre a prisão do criminoso e, além disso, o nome do invasor também não foi revelado. À imprensa, foi esclarecido que o jovem é o responsável por outros ataques virtuais.
Portanto, veja a seguir os detalhes sobre a prisão do cibercriminoso, qual a repercussão e ao que esperar sobre o lançamento do GTA 6 após o ataque. Saiba, ainda, como o jovem foi detido.
Como foi o ataque ao GTA 6?
Os dados do GTA 6 vazaram em setembro, com a divulgação de mais de 90 vídeos sobre o game. Para tanto, o invasor publicou os conteúdos em um fórum de debates e gerou grande repercussão na web.
Com isso, o código-fonte do jogo foi capturado e, por pouco, não foi revelado. Porém, a desenvolvedora Rockstar anunciou que o vazamento não prejudicará o lançamento do título, previsto para 2024.
Por outro lado, outras fabricantes de jogos se mostraram solidárias como a Rockstar pelo episódio. Dessa forma, as empresas mostraram ser possível diminuir os impactos que o caso geral no mundo dos games.
Como foi a prisão do criminoso?
O jovem foi detido no Condado de Oxfordshire, à oeste de Londres, no último dia 22 de setembro. Entretanto, o criminoso ainda é suspeito de ter invadido a rede da Uber para roubar dados.
Por outro lado, a ação foi comandada pela polícia do Reino Unido e pelo FBI, contudo, mais detalhes da prisão serão revelados em breve. Todavia, os ataques teriam sido planejados com o uso do Telegram.
Além disso, a polícia já deteve sete pessoas envolvidas com o grupo no início de 2022 e, ainda, contou com a ajuda da polícia brasileira para rastrear os ataques do bando nos sistemas do Brasil.
Tanto que, em setembro, o grupo teria feito ataques aos sistema do ConectSus, do Ministério da Saúde e de outras pastas do Governo Federal do Brasil. Além disso, a quadrilha também invadiu a Microsoft e a Samsung.
Qual foi a repercussão do vazamento?
O vazamento do GTA 6 causou um grande impacto no mundo dos games, pois, gerou frustrações e dúvidas com o problema. Para tanto, a quadrilha conseguiu expor os códigos de criação do projeto.
Contudo, a maioria dos conteúdos vazados foram capturados durante os testes com o game. No entanto, foram exibidos alguns detalhes sobre os personagens, os gráficos em desenvolvimento e algumas linhas dos códigos.
Com isso, os internautas compartilharam os dados e fizeram uma grande exposição dos conteúdos. Porém, a controladora do jogo conseguiu desativar os conteúdos por invasão de direitos autorais.
Todavia, a mídia relatou que a invasão foi a pior que já aconteceu no mundo dos video games, pois, traz um produto sem acabamento e ainda em finalização. Dito isso, o produto seria plenamente prejudicado.
O que é o GTA 6?
O GTA faz parte de uma franquia lançada, inicialmente, em 2013 pela Rockstar. Contudo, a bem sucedida série foi criada para o PlayStation 3 e para o XBox 360, ganhando mais tarde as novas versões.
Todavia, o título foi ganhando melhorias e teve a sua jogabilidade mais impulsionada com novidades e nova tecnologia. Para tanto, os projetos contam com personagens incríveis, cenários excelentes e uma trilha sonora impecável.
Agora, que o suposto invasor foi identificado e a polícia mantendo as investigações, resta aguardar a finalização do jogo e o seu lançamento. Assim, os jogadores poderão contar com mais um título incrível.