Recupere a forma após a gravidez com dicas eficazes de exercícios, nutrição e cuidados pessoais. Saiba como retomar a atividade física de forma segura e gradual para se sentir confiante e saudável novamente.
Deixar o corpo em forma, após o parto, é preocupação de muitas mulheres. Vale lembrar que a própria alimentação do bebê ajuda a mãe no retorno ao seu peso normal. Mas, além disso, a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada são fundamentais.
Muitas mulheres se desesperam nos primeiros meses querendo voltar ao seu peso anterior. Mas tudo é um processo e deve ser respeitado. O próprio corpo da mulher tem seus mecanismos naturais para aos poucos ir voltando à sua forma após a gravidez.
Se você está passando por esta fase, no post de hoje te mostrarei algumas dicas que te ajudarão a entrar em forma. E nada de dietas absurdas, por favor!
Use a natureza ao seu favor (amamentação)
O corpo femenino é tão perfeito e “sábio” por assim dizer, que todo o peso que a mulher ganha durante o período da gestação, ela consegue perder facilmente amamentando.
Amamentar além de ser um grande ato de amor, de carinho, fomenta os laços entre o bebê e a mãe.
Estudos feitos nos Estados confirmam que quando a mãe amamenta seu bebê de maneira normal, começa a baixar de peso e entrar em forma após a gravidez. Isto se deve a produção de leite no organismo, que ajuda a queimar calorias, podendo chegar até 800 calorias no dia. Com isto, a mulher começa um processo de emagrecimento natural sem precisar de dietas restritas.
Descanse
Sei que descansar com um bebê pequeno em casa é quase que impossível. Este novo ser exige toda nossa atenção e carinho a todo momento, e muitas vezes parece que não temos nenhum momento de paz.
Mas descansar também faz parte do processo de entrar em forma após a gravidez e é de suma importância.
Sabemos que as noites de sono já não serão as mesmas, sendo assim qualquer instante que tiver para descansar será de muito proveito. Já que quando estamos estressadas o corpo libera um hormônio chamado cortisol, que pode ajudar a aumentar de peso.
Tenha uma alimentação saudável
Durante o período de amamentação a mulher deve ter um cuidado maior com o que ingere já que tudo que come passa para o bebê através do leite e há certos alimentos que podem causar gases.
Além disso, há certos alimentos que ajudam a mulher a recuperar a forma após a gravidez. Como também é importante evitar biscoitos recheados, beber muita água durante o dia e na hora de cozinhar preferir que seja feito ao vapor. E o melhor é ter de 5 a 6 refeições no dia, e não esqueça de beber suficiente água entre uma refeição e outra. Isto ajuda na hidratação e na digestão.
Os especialistas neste período recomendam alimentos saudáveis e nutritivos, tais como:
- Ovos;
- Leite;
- Carne vermelha;
- Cenoura;
- Castanha de cajú;
- Brócolis;
- Couve;
- Batata doce;
- Abacate;
- Aveia.
Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios ajudará tanto na recuperação da forma após a gravidez, como também para ter momentos de relaxamento e distração.
Os médicos recomendam caso o parto tenha sido de maneira natural, já após duas semanas depois pode começar a realizar exercícios físicos e começar aos poucos de maneira progressiva. Caso o parto tenha sido por cesárea, deve consultar primeiro seu médico antes de fazer qualquer esforço físico.
Começar uma rotina de exercícios após o parto, fortalecem a pelve, o abdômen e melhoram a postura. Entre seus tantos benefícios também ajuda a evitar a depressão pós-parto que tantas mulheres tendem a sofrer com este mal. Com a prática de exercícios físicos você terá mais disposição para enfrentar seu dia dia e melhorar o sono.
Junte-se a outras mães
Estar na companhia de outras mães pode ser um incentivo para conseguir emagrecer. Vocês podem, por exemplo, estabelecer um compromisso de manter a alimentação saudável e combinar fazer atividades físicas juntas. Pesquisar e falar sobre o benefício de estar com outras mães.
Às vezes deixamos de fazer exercícios por não termos companhia. Se juntar um grupo de mães, com certeza uma estimula a outra e a atividade física fica muito mais amena e até divertida.
Se tem amigas ou vizinhas que também estão passando pelo período de pós-parto e querem voltar a forma, junte um grupinho e escolham o melhor horário para todas no dia.
Dicas preciosas
Além de todas as dicas que vimos acima, há outras que também te ajudarão muito a voltar em forma.
- Massagem redutora: Antes de começar a fazer, sempre consulte primeiro com seu médico. Este procedimento é ótimo para reduzir medidas e ajuda a recuperar sua silhueta;
- Drenagem redutora: Lembre-se sempre consultar primeiro o médico para saber se está liberado a realizar este procedimento. Ele ajuda a eliminar os líquidos, diminuindo o inchaço, além de atuar na gordura localizada;
- Podem ser usados também aparelhos de infravermelho e radiofrequência, que são ótimos para combater a flacidez.
Como podemos ver, o próprio corpo feminino já está preparado fisicamente para aos poucos ir voltando ao seu estado anterior. Você não deve se cobrar demais e muito menos ficar se comparando com outras mulheres. Cada organismo é diferente e cada mulher tem seu processo natural.
Não precisa se desesperar e nem entrar em dietas absurdas que podem prejudicar tanto você quanto o bebê. Lembre-se que ainda irá demorar um tempo para seu útero diminuir seu tamanho e voltar ao normal. Não se esqueça do cortisol, quanto mais estresse e preocupação você tiver mais propensão a aumentar de peso.
Então aproveite seu bebê, se cuide e se alimente adequadamente que aos poucos irá baixando de peso.
👉Olha isso! Veja que interessante↴
A pressão arterial ideal para cada idade: entenda os valores recomendados