Não devemos vacilar quando o assunto é saúde. Por isso, para garantir uma maior segurança, tranquilidade e qualidade no âmbito familiar, devemos prestar atenção em alguns simples fatores: seguro de vida ou plano de saúde? Qual dessas opções vai nos garantir noites de sono mais tranquilas?
Antes de tudo é extremamente importante que a gente saiba a diferença entre essas duas modalidades, porque apesar de trazerem segurança, elas são bem diferentes uma da outra.
Também teremos um tópico que mostrará os benefícios de cada uma delas e qual é melhor pro seu tipo de caso.
Seguro de Vida ou Plano de Saúde – Qual eu devo escolher?
Primeiramente, é muito bom deixar frisado que cada uma dessas opções possui um propósito diferente e se você tiver a opção de contratar as duas, faça isso.
Porém, sabemos que o custo mensal dos conjunto pode ser um pouco caro demais pra uma parcela da população e, portanto, é necessário escolher apenas uma delas. Neste caso, qual você deve escolher?
O problema de muitas pessoas é acreditar que um seguro de vida substitui um plano de saúde e vice-versa. Isso é um grande mito, pois os dois serviços são aconselhados para ocasiões distintas.
Em casos de emergências de saúde, tanto o seguro de vida quanto o plano de saúde oferecem assistência para você e sua família (a contar de quem está incluso como dependente). A principal diferença, portanto, se dá no momento exato em que você irá usufruir dos benefícios.
Plano de saúde
Você e seus dependentes podem utilizar o plano de saúde sempre que uma necessidade de natureza hospitalar ou médica aparecer. O plano cobre diversos serviços de saúde como exames de urgência, exames preventivos, consultas e atendimento hospitalar.
Empresas privadas e credenciadas costumam oferecer o plano de saúde por um valor mensal para uma única pessoa ou para a família toda. Na realidade, são diversas as modalidades de assistência médica de um plano de saúde: individual, coletiva ou familiar. Outra modalidade bem utilizada é o plano de saúde empresarial, em que empresas contratam um determinado plano e oferecem aos seus funcionários como um benefício além do salário pago por mês.
As instituições que oferecem planos de saúde devem ser registradas e regulamentadas na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), vinculada ao Ministério da Saúde.
Com seu plano de saúde escolhido, você terá direito a uma série de vantagens e benefícios em clínicas ou hospitais particulares credenciados. Um detalhe importante a ser lembrando é que quanto mais coberturas forem inseridas no seu plano, mais caro ele será.
Seguro de Vida
Já no caso do seguro vida, o segurado terá uma garantia financeira pré-estabelecida pela apólice do seguro. Ou seja, o seguro de vida nada mais é que uma “herança” em dinheiro que os escolhidos pelo titular do seguro irá receber.
Muitas pessoas ainda tratam o seguro de vida com desdém e acham um investimento desnecessário, mas como o ditado já diz “quem ama cuida” e você deve ter consciência de que seus familiares podem passar por uma situação financeira difícil caso algo acabe acontecendo com você, principalmente se você for o responsável oneroso da casa.
Em resumo, o seguro de vida é uma cobertura que a seguradora irá fazer em caso de morte acidental ou natural do segurado. Mas, existem algumas modalidades que protegem o contratante em caso de doença grave ou invalidez permanente.
Com essas explicações, ficou mais fácil entender a diferença de um plano de saúde para um seguro de vida? Conseguiu descobrir qual é melhor para o seu caso e para a tranquilidade da sua família? Se possível conte os dois.