Vinte ou trinta anos, tão jovem, em plena força e com excelente saúde, por que pensar em fazer um seguro de vida agora? Isso é o que muitos pensam hoje, mas adiar o momento de comprar uma apólice pode ser muito caro.
Em geral, o seguro de vida faz sentido sempre que houver necessidades financeiras que podem não ser cobertas em caso de morte.
Basta pensar naqueles que decidem começar um pequeno negócio e se candidatar e obter um empréstimo. Nesse caso, um plano de seguro de vida bem estruturado pode dotar o negócio iniciado na juventude de recursos adequados para recuperar perdas financeiras em caso de morte prematura.
Apólices de seguro de vida: por que é melhor estipulá-las aos 30 e 40 anos
O seguro temporário de morte é a escolha certa para a maioria dos contribuintes, mas especialmente para aqueles com 30 e 40 anos.
Os especialistas recomendam comprar seguro de vida temporário entre 30-40, já que as taxas são mais baixas quando você é mais jovem. E assim, durante as décadas cruciais de seus 30 e 40 anos, quando você poderia ter uma casa, ter filhos pequenos ou até mesmo ter filhos indo para a faculdade, os especialistas financeiros recomendam fazer um seguro de vida temporário em caso de morte.
Esse seguro é particularmente benéfico para pessoas na faixa dos 30 ou 40 anos que têm eventos importantes na vida que ocorrem durante os primeiros anos, como casamento, ter filhos e comprar uma casa.
As taxas de juros que se aplicam ao seguro de vida são baseadas em cálculos de mortalidade, portanto, são mais baixas quando você é mais jovem. Assim, aderir a esta apólice aos 30 e 40 anos pode fazer a diferença.
De acordo com pesquisas confiáveis, os prêmios de seguros aumentam em média de 8% a 10% a cada ano em que a compra de coberturas é postergada. O seguro de vida, portanto, torna-se mais caro quanto mais tempo é adiado. Por exemplo, ansiedade, pressão alta e colesterol alto são doenças comuns que podem levar ao aumento das taxas.
Como encontrar o seguro de vida certo pra mim?
Não existe uma regra objetiva, mas a maioria dos consultores financeiros sugere que os jovens comecem com uma apólice de seguro a termo para obter a maior cobertura pelo menor valor.
O seguro de vida fornece cobertura por um determinado período de tempo, por exemplo, 20 anos ou 30 anos.
Depois de expirado o prazo, a apólice termina, a menos que seja renovada por outro período ou convertida em uma apólice vitalícia ou permanente, o que pode ser muito mais caro.
O custo do seguro de vida? Obviamente, isso depende de quanto e que tipo de política você obtém. Geralmente é mais barato do que as pessoas pensam.
Uma boa regra prática é ter como objetivo uma apólice que seja de 5 a 10 vezes o seu rendimento. Novamente, uma calculadora para consultar o seguro e uma empresa de confiança pode fazer a diferença e ajudá-lo a obter uma imagem mais precisa da quantidade de proteção de que você precisa.