A contratação de um seguro acidente pessoal é a solução ideal para ter cobertura econômica em caso de verificação de sinistros, acidentes e riscos no decurso de uma atividade normal de trabalho ou pessoal: a seguradora paga os custos ou reembolsa.
Porém, diferente do seguro de vida, o seguro acidente pessoal beneficia alguns casos específicos.
É um tipo particular de apólice destinada a garantir a proteção de sua situação econômica, e não incorrer em altos custos em caso de acidente ou sinistro. Com o pagamento de uma mensalidade, você tem a garantia de cobertura de danos, saúde, despesas hospitalares e extra-hospitalares em caso de verificação desta forma de evento: a seguradora paga indenização igual ao valor das despesas a serem incorridos ou substitui seu cliente diretamente no pagamento.
O seguro de acidentes é uma apólice que cobre o segurado e sua família em caso de acidentes que causem danos físicos visíveis.
O dano físico resultante pode ter consequências mais ou menos graves na vida de quem o sofre, desde a incapacidade temporária à incapacidade permanente, comprometendo gravemente a possibilidade de satisfação das necessidades econômicas da família, tanto para o trabalho como para a incapacidade doméstica.
Se você deseja ter proteção e cobertura econômica para lidar com esse tipo de evento, o seguro de acidentes pessoais pode ser a escolha mais indicada (mas adiantando, existem escolhas melhores).
Embora esses elementos constituam os casos clássicos de cobertura de uma apólice de sinistro, é bom verificar as condições de indenização oferecidas pela seguradora escolhida, para não ter surpresas desagradáveis.
Escolher um seguro de acidentes pode não ser fácil, devido aos muitos fatores a serem considerados e à grande variedade no mercado. Para isso, compilamos uma lista de dicas, incluindo:
- Saiba o que se entende por seguro de acidentes
- Esteja ciente que existem negócios cobertos e outros não cobertos
- Preste atenção no teto
- Veja se vale à pena para o seu caso
- Quais danos o seguro cobre
Para quem são as políticas do seguro?
O seguro de acidentes pode ser contratado por pessoas de qualquer idade, porém, de costume, é recomendado para pessoas que costumam prestar serviços em atividades de risco diariamente.
Note-se que a contratação de um seguro de acidentes não é um investimento e não tem o objetivo de acumular dinheiro. É um recurso concreto, um suporte válido para suportar eventuais despesas inesperadas em caso de sinistro.
Quando posso receber o seguro acidente pessoal?
É muito importante lembrar que seguro acidente pessoal só cobre danos permanentes, ou seja, se o seu acidente acarretar uma incapacidade temporária (invalidez temporária) para realização de tarefas, o seguro não irá te oferecer a indenização e, consequentemente, você estará desprotegido financeiramente.
Também é bom estar atento ao fato de que o seguro acidente pessoal é extremamente específico no seguinte ponto: o falecimento ou invalidez precisam estar diretamente ligados ao acidente. Dessa forma, se o acidente causar ou desenvolver uma doença indireta e essa mesma doença levar à morte do segurado, a seguradora não irá pagar a indenização, visto que o que acarretou a morte foi a doença e ela era uma consequência indireta do acidente.
Seguro de vida é uma opção mais vantajosa
Como vimos, o seguro acidente pode não ter a cobertura total que você deseja. Por este motivo, o seguro de vida é uma das melhores opções para cobrir todas as necessidades e todos os males que vierem a acontecer.
O seguro de vida garante uma segurança mais completa pra você e pra sua família.
Mas, caso você ainda queira contratar um seguro acidente pessoal, fique ciente de que não há um seguro melhor do que outro. Tudo vai depender muito das suas necessidades e expectativas.
A solução ideal, neste caso, é comparar as apólices de seguro de acidentes e entender qual a solução mais adequada às suas necessidades, com a cobertura que procura e com o seu orçamento.