Você sabe o que é o Tik Tok? Conheça a história!
Atualmente, é difícil alguém que nunca tenha ouvido falar do aplicativo Tik Tok, um aplicativo que explodiu do nada, e que tem feito sucesso entre milhares de jovens em todo mundo. Hoje, vamos conhecer mais sobre a história desse aplicativo que está entre os aplicativos mais baixados em todo o mundo.
Portanto, primeiramente vamos entender do que se trata essa plataforma e como ela funciona, sendo assim, o Tik Tok é uma mistura de aplicativo com rede social que tem como foco o compartilhamento de vídeos curtos, com até 15 segundos de duração. Normalmente, esses vídeos são acompanhados de músicas, geralmente hits, e são editados de várias formas, a fim de deixar os vídeos cada vez mais atraentes.
O aplicativo ainda permite que as pessoas façam duetos, sendo feitos por dois vídeos de usuários diferentes, em que na maioria das vezes se tratam de duetos musicais ou interações criativas entre os vídeos. Outro tema famoso, são os de reações, em que usuários gravam vídeos reagindo a vídeos de outras pessoas.
Nesse contexto, as opções de vídeos são as mais variadas, atendendo a todos os públicos, desde conteúdos de música, jogos, vídeos engraçados, trends, gastronomia, ou até mesmo conteúdos educativos, e científicos. Com isso, mesmo o público sendo majoritariamente composto por jovens, o Tik Tok está cada vez mais aumentando sua popularidade e atraindo usuários de todas as idades possíveis.
A história do Tik Tok
A origem desse aplicativo se deu na China, em setembro de 2016, com o lançamento da sua versão original e local, chamada Douyin, ou seja, som vibrante, que mesmo sem expandir para fora do seu país de origem, conseguiu atingir mais de um bilhão de vídeos vistos todos os dias. Além disso, a empresa responsável pelo desenvolvimento desse aplicativo, é a ByteDance, criada em Pekin em 2012, e que hoje é considerada uma das empresas privadas mais valiosas de todo mercado. Ademais, a empresa ainda possui outros aplicativos de sucesso, como o Toutiao, que é um aplicativo de notícias e conteúdos personalizados, e o Feiliao, também conhecido como Flipchat, que une aplicativo de mensagens com rede social, ainda desenvolveu a Topbuzz, uma plataformas de conteúdo que chegou até mesmo a ser lançada no Brasil.
Em setembro de 2017, essa mesma empresa lançou a plataforma Tik Tok internacionalmente, tendo uma rápida aceitação e fazendo com que o mercado chines explodisse com os serviços disponibilizados na plataforma. No que se refere ao mercado ocidental, o aplicativo demorou um pouco mais mas se popularizar devido à substituição que o mesmo fez em relação ao aplicativo Vine, que possuía mais ou menos a mesma proposta que o Tik Tok, mas que logo foi abandonado pelo publicado, por maior interesse em outras redes, tais como o Instagram.
Após a decadência do Vine, foi lançado um outro aplicativo chines com uma proposta parecida, mas que tinha um foco maior em músicas, chamado Musical.ly, o qual foi logo comprado pela empresa ByteDance, em novembro de 2017. Com isso, em agosto de 2018, como as duas plataformas se pareciam, a empresa chinesa encerrou o aplicativo comprado, e unificou as propostas dos dois aplicativos, dando origem ao TikTok, sendo a partir daí que o aplicativo explodiu.
Por fim, o aplicativo está disponível para praticamente todos os sistemas de dispositivos, como iOS, Android e Web, bastando apenas fazer o download para começar a usar.