Aprenda como controlar a pressão arterial: siga nossas dicas simples e eficazes!
Na atualidade a hipertensão está considerada uma das primeiras causas de morte a nível mundial. O paciente é diagnosticado com esta doença quando sua pressão arterial sempre está mais alta do normal com frequência e requer seguir alguns cuidados médicos.
A pressão arterial é responsável por bombear sangue do coração para os demais órgãos do corpo. Quando o sangue é bombeado, é empurrado contras as paredes dos vasos sanguíneos, gerando uma tensão nas artérias.
Quando o paciente padece de hipertensão, podem ocorrer lesões em diversos órgãos, tais como coração, rins, olhos e cérebro. Assim como também pode desenvolver hipertensão arterial secundária que normalmente consegue ser controlada com fármacos.
De acordo com a atividade que realizamos a pressão pode sofrer variações. Quando realizamos alguma atividade física ela aumenta, e ao dormir ela diminui. Como também seguindo algumas orientações é possível controlar a pressão arterial de maneira adequada. No post de hoje vamos tratar um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!
Para controlar a pressão arterial, o que é preciso saber?
Normalmente o controle da pressão é feito usando aparelhos específicos. Os mesmos cada vez ficam mais modernos, e podemos encontrar no mercado diferentes dispositivos que cumprem esta função.
Apesar da tecnologia, o mais preciso e usado continua sendo o esfigmomanômetro, o qual podemos encontrar com frequência em hospitais e consultórios. Com certeza você já deve ter visto ou até mesmo aferido a pressão com ele. Este tipo de aparelho é capaz de aferir a pressão comprimindo a artéria braquial. Porém, para que o resultado seja correto, é importante que o paciente siga algumas orientações:
- Fazer repouso por 10 minutos;
- Não ter realizado atividade física 1 hora antes;
- Não estar com a bexiga cheia;
- Não ter fumado 30 minutos antes;
- Não ter consumido bebidas alcoólicas ou café.
Logo o paciente precisa sentar de forma confortável e com os dois pés apoiados no chão. O braço deve ficar na altura do peito, bem esticado, virando a palma da mão para cima.
O aparelho comprime a artéria braquial para medir a pressão. Esta artéria é a continuação da artéria axilar. Com relação aos alimentos ingeridos antes de ser aferida a pressão, não há nenhuma contraindicação.
A pressão pode ser medida em qualquer um dos braços, caso haja alguma diferença se leva em conta o resultado mais alto. Se esta diferença ultrapassar 20 mmHg, deve ser investigado para saber os motivos.
Controlar a pressão arterial faz com que a pessoa possa ter uma melhor qualidade de vida, por isso é importante que isto seja feito com frequência, assim como seguir alguns conselhos que veremos a seguir.
Dicas para cuidar da pressão arterial
Não importa se a pressão é baixa ou alta, ou até mesmo quem não padece disto deve cuidar de sua saúde, já que a pressão tem muita importância no bom desempenho dos órgãos do corpo.
Para isto, é bom seguir algumas dicas:
1 -Praticar exercícios físicos
A caminhada sem dúvida alguma é uma das melhores opções para quem padece desta doença. Estudos apontam que este tipo de atividade reduz a pressão arterial já logo na primeira hora, e pode manter essa redução durante as próximas 24 horas.
Outra excelente opção também podem ser os exercícios aeróbicos, já que os mesmos melhoram o funcionamento dos pulmões e a circulação.
2-Evitar ingerir álcool
Para controlar a pressão arterial, é importante não ingerir bebidas alcoólicas. Fazendo isto, terá um melhor controle da pressão. Mas caso deseje pode beber uma cerveja ocasionalmente. O ideal é beber apenas aos finais de semana e mesmo assim deve ser feito com moderação.
3-Eliminar o cigarro
Umas das principais substâncias que o cigarro tem é a nicotina, a mesma é altamente prejudicial à saúde. Especialistas recomendam que este hábito seja eliminado totalmente e assim prevenir que aconteçam doenças cardiovasculares.
4-Consumir vitamina D
A vitamina D é importante para nossa saúde, e estudos realizados nos Estados Unidos confirmam que 20% das pessoas que padecem de hipertensão se deve a falta desta vitamina no corpo.
Ela se encontra com facilidade em alimentos como: fígado, gema de ovo e manteiga. Mas sua principal fonte é a luz solar. Quando esta vitamina falta no organismo, o mesmo precisa se esforçar mais para manter o equilíbrio circulatório.
5-Dormir bem à noite
Ter uma noite de sono tranquila ajuda a manter a saúde do organismo. Este repouso revigorante é a melhor maneira para que o organismo se recupere depois de um dia cheio de atividades. Em pessoas hipertensas, o sono deve ser prioridade, evitando assim várias doenças tais como insuficiência cardíaca.
Quando a circulação do sangue se vê comprometida, o corpo libera adrenalina, e este hormônio contrai os vasos sanguíneos, o que faz que a pressão arterial aumente.
Uma boa noite de sono faz que possa controlar a pressão arterial de maneira adequada. Para isto, relaxe o corpo e a mente. Evite usar o celular, e se desejar pode fazer uma leitura rápida antes de dormir.
6-Reduzir o consumo de sódio (sal)
Para as pessoas que sofrem com a pressão alta, o sal pode ser um verdadeiro inimigo. Quando for preparar seus alimentos diários, diminua a quantidade que usa e evite consumir comidas processadas.
7-Visitar o médico regularmente para controlar a pressão arterial
É importante que não só procure o médico caso tenha algum problema de saúde. O ideal é realizar uma consulta pelo menos uma vez ao ano, e fazer um check-up completo que inclua exames de rotina.
Como controlar a pressão arterial – Conclusão
Como podemos observar, controlar a pressão arterial é fundamental e pode ser feito facilmente adquirindo novos hábitos. Lembre-se, a pressão arterial é vital para que os órgãos funcionem bem.
Diante de qualquer dúvida, não deixe de procurar seu médico.
👉Olha isso! Veja que interessante↴
Como usar o seu smartphone para medir a pressão arterial: Um guia passo a passo