Você sabe a diferença entre uma previdência privada e um seguro de vida? Confira!
Ultimamente o número de pessoas que procuram por alternativas que possam complementar a renda após a aposentadoria, garantindo uma estabilidade financeira para si e para a família, tem sido cada vez maior.
Diante disso, muitos ainda desconhecem todas as opções possíveis, principalmente entre os principais recursos procurados, como a previdência privada e o seguro de vida.
Em primeiro lugar, é preciso entender o que cada um deles oferece e quais são as diferenças entre cada um antes de fazer a escolha certa.
Previdência Privada – entenda o que é
Essa é uma das alternativas mais procuradas para complementar a renda quando a aposentadoria chega.
Independente do que é oferecido, todas as modalidades desse tipo de investimento passam por fiscalização rigorosa por parte as Susep (Superintendência de Seguros Privados), que é um órgão do governo federal.
A escolha por um plano de previdência privada vai permitir que o contratante escolha o valor que deseja pagar mensalmente e por quanto tempo isso será feito. No caso de desistência do plano, o valor poderá ser resgatado.
Existem dois tipos de planos para previdência privada:
- Plano Gerador de Benefícios Livre (PGBL) e
- Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).
O primeiro tipo de plano, o PGBL, pode ser abatido no Imposto de Renda caso o seu valor seja de até 12% da renda anual bruta. Esse tipo de plano costuma ser mais indicado para pessoas que possuem uma renda mensal mais alta.
→ Saiba mais sobre a Previdência Privada da Caixa Econômica Federal
No caso do VGBL, não há possibilidade de abatimento no Imposto de Renda, porém, quando o dinheiro é sacado, o valor do imposto cobrado vai incidir apenas sobre o valor dos rendimentos e não do valor total do investimento.
Independente do plano escolhido, é preciso estar atendo em relação à cobrança de impostos desse tipo de investimento.
Seguro de Vida
Este tipo de recurso tem como objetivo principal garantir a segurança, inclusive financeira, do segurado e sua família em caso de morte, invalidez e acidentes.
O valor investido mensalmente vai garantir a indenização nos seguintes casos: invalidez, diárias de incapacidade temporária, diárias de internação hospitalar, auxílio-funeral, além de cobertura em casos de doenças como câncer, infarto, AVC e alguns tipos de cirurgia como revascularização do miocárdio.
Diferenças: previdência privada x seguro de vida
A previdência privada tem como principal objetivo garantir uma renda extra para a aposentadoria do contratante. Nesse caso, a intenção não é permitir que o dinheiro seja direcionado aos dependentes, mas que o próprio contratante possa usufruir da sua renda após o valor investido ser resgatado.
O seguro de vida visa garantir a proteção financeira para o contratante e seus familiares.
Diferente da previdência privada, no caso do seguro de vida, não existe a possibilidade de resgate antes do prazo, apenas na ocorrência de sinistros descritos na cobertura da apólice.
Os dois tipos de recursos podem se complementar, caso a renda do contratante permita investir em dois tipos diferentes de fundos.
O que vale é analisar as características de cada um deles antes de se decidir.
→ Saiba também a diferença de um seguro de vida para um plano de saúde.