Aprenda 10 maneiras fáceis de controlar seu açúcar no sangue e manter a saúde em dia.
É de conhecimento geral o mal que o excesso de açúcar no sangue pode causar em nosso organismo. O consumo excessivo aumenta consideravelmente os níveis de glicose no sangue, que por sua vez dificulta a produção do hormônio insulina, podendo causar doenças , como é o caso da diabetes tipo 2.
Por isso, é importante ter um cuidado adequado, e isto pode ser feito de maneira simples adquirindo novos hábitos que com certeza irão melhorar sua saúde.
Veja a continuação 10 maneiras de cuidar do açúcar no sangue, as quais te ajudarão a manter equilibrado o nível de glicose. Confira!
1-Comer uma dieta equilibrada com uma variedade de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras
Adquirir uma alimentação balanceada é fundamental, incluindo frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Estes tipos de alimentos têm uma grande quantidade de fibras, o que ajuda na diminuição da absorção da glicose no sangue, e ao mesmo tempo dá uma sensação de saciedade. Assim, a pessoa come menos quantidade.
2-Controle a ingestão de carboidratos, especialmente os refinados
Os carboidratos podem ser um vilão para controlar o açúcar no sangue. Para quem tem deficiência de insulina, os carboidratos podem causar um aumento da glicose após as refeições.
Eles também são a principal fonte de energia para nosso organismo, então não devem ser eliminados por completo da nossa rotina. O mais indicado é fazer uma melhor escolha de quais devem ser evitados, como é o caso do pão, arroz branco, bebidas adoçadas e macarrão, por citar alguns. Em contrapartida, de preferência a frutas, legumes e grãos integrais.
3-Fazer exercícios regularmente
Praticar regularmente exercícios é benéfico por diversos aspectos, e mais para quem quer controlar a diabetes ou até mesmo diminuir o risco de padecer da mesma. Mantendo o corpo em movimento, o organismo fará melhor uso do açúcar no sangue. Como também poderá prevenir infartos e até mesmo AVC.
Antes de realizar qualquer atividade, sempre consulte com seu médico, o qual lhe indicará qual é a mais aconselhada no seu caso.
4-Mantenha o controle de peso
Manter um controle do peso ideal de acordo com o sexo, idade e altura é importante para cuidar dos niveis de glicose no sangue. Pessoas com diabetes e obesidade, tem uma diminuição da captação de glicose pela insulina. Como também, correm mais risco de sofrer de doenças do coração e AVC.
5-Evite o fumo e o uso excessivo de álcool
A nicotina presente no cigarro pode interferir nos níveis de açúcar. Para quem padece de diabetes, isto pode ser muito prejudicial. O mais indicado é evitar ou até mesmo eliminar o uso de cigarro.
Com isto, irá diminuir os riscos de doenças cardíacas, lesões cerebrais, retinopatia, entre outras complicações da diabetes associadas com o fumo.
Como também é recomendado evitar o uso excessivo de álcool, pois ele pode tanto subir quanto descer o nível de glicose. Caso queira beber alguma bebida alcoólica, a ideal para pessoas que sofrem de diabetes é o vinho seco. Mas não se esqueça, sempre com moderação.
6-Controlar o estresse
Estudos apontam que o estresse pode aumentar os níveis de glicose no sangue, a frequência cardíaca e a pressão arterial. Sendo assim, é bem importante reduzir o estresse no dia a dia. Há algumas formas de levar isto a cabo:
- Durma de sete a nove horas por dia;
- Ouça música suave;
- Dedique tempo a seu passatempo favorito;
- Separe um tempo do dia para fazer algo que gosta;
- Abrace seus entes queridos.
7-Monitorar os níveis de açúcar no sangue regularmente
Para chegar a ter uma melhor qualidade de vida, é importante manter um controle regular dos níveis de glicose. Para isto, faça medições antes e depois das refeições, anotando sempre os valores.
Fazendo este monitoramento diário, poderá observar quais alimentos devem ser evitados por trazerem riscos e quais podem ser consumidos à vontade.
8-Tomar medicamentos prescritos por um médico, se necessário
Caso seja necessário, o médico pode prescrever medicamentos apropriados para controlar os níveis de glicose no sangue. O principal objetivo disto é evitar complicações e desfechos desfavoráveis próprios da diabetes.
Tomando o tratamento de maneira adequada, pode chegar a ter uma melhor qualidade de vida.
9-Adicione mais fibras à dieta, como aveia, frutas e vegetais
Adicionar mais fibras à dieta é uma excelente opção. Elas reduzem a velocidade de digestão dos carboidratos e a absorção do açúcar.
Para isto, inclua em suas refeições: brócolis, framboesa, pera, lentilhas e aveia.
10-Consultar um nutricionista ou um educador em diabetes para obter orientações personalizadas
Sabemos que cada organismo age de maneira diferente, sendo assim é recomendado consultar um nutricionista ou até mesmo um educador em diabetes. Estes especialistas poderão lhe indicar a melhor dieta a ser seguida depois de fazer uma avaliação completa.
Assim como também, poderá lhe oferecer conselhos e responder perguntas sobre a doença, com o intuito de encontrar soluções.